Protesto feminista inspirado em ato do Chile chega a Brasília

A primeira manifestação ocorreu em 20 de novembro, após denúncias de estupros cometidos por policiais chilenos durante atos pela igualdade

atualizado 12/12/2019 19:16

Um protesto inspirado em manifestação realizada no Chile promete mobilizar mulheres em Brasília nesta sexta-feira (13/12/2019). Pelas redes sociais, cidadãs são convidadas a participarem do ato, às 17h, na Praça dos Três Poderes.

A primeira manifestação batizada de Un violador en tu camino (em português: Um estuprador em seu caminho), ocorreu em 20 de novembro, no Chile, após denúncias de estupros cometidos por policiais durante atos em defesa da igualdade social no país, realizados em outubro.

O protesto chileno criado pelo coletivo feminista Lastesis chamou atenção. Cobrindo os olhos com vendas pretas, mulheres dançam e cantam uma música que diz: “O estuprador é você”.

O Lastesis convidou mulheres de todo o mundo para replicarem a manifestação. Atos semelhantes, segundo organizadores, ocorreram em outras cidades brasileiras, no México, na Colômbia, Espanha, Austrália, nos Estados Unidos e na França.

Vídeo

Em Brasília, as mulheres vão ensaiar a partir das 15h, no estacionamento do Supremo Tribunal Federal (STF), para gravar um vídeo às 17h na Praça dos Três Poderes.

Uma das organizadoras do protesto na capital do Brasil, a jornalista Thamy Frisselli, 34 anos, disse que a intenção é impactar governantes, parlamentares e a sociedade de forma geral.

“Queremos alertar que a violência de gênero acontece não só dentro de casa e não é um problema apenas de segurança pública: é uma questão de saúde e educação”, frisou.

Confira o convite:

Reprodução/WhatsApp

E veja a coreografia:

 

Ver essa foto no Instagram

 

intervención UN VIOLADOR EN TU CAMINO frente a 2da comisaría de Valparaíso.

Uma publicação compartilhada por colectivo LASTESIS (@lastesis) em

Últimas notícias