metropoles.com

Protesto contra elevatória de esgoto no Riacho Fundo fecha EPNB

Por pelo menos sessenta minutos da manhã desta terça-feira (7/8), o trânsito ficou ainda mais complicado no sentido Plano Piloto

atualizado

Compartilhar notícia

PMDF/Divulgação
EPNB bloqueada
1 de 1 EPNB bloqueada - Foto: PMDF/Divulgação

O trânsito ficou ainda mais complicado na manhã desta terça-feira (7/8) na Estrada Parque Núcleo Bandeirante (EPNB). Aproximadamente às 9h, manifestantes fecharam a pista no sentido Plano Piloto. Entre 20 e 30 pessoas protestam contra a construção da estação elevatória de esgoto no Riacho Fundo 1. De acordo com a Polícia Militar, por volta das 10h, a via começou a ser liberada.

No dia 30 de junho deste ano, o Metrópoles mostrou que moradores da QN 1 do Riacho Fundo I procuraram o Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) para denunciar supostas irregularidades na obra executada pela Companhia de Saneamento Ambiental do DF (Caesb).

Com base em documentos apresentados pela comunidade, no local estaria prevista a construção de um prédio administrativo. Porém, usando documentação supostamente vinculada a outro lote, situado no Park Way, a estatal está tocando os trabalhos na Quadra 1 contra a vontade da população.

Nota da Caesb
Em nota, a Caesb disse que a obra “é de fundamental importância para o meio ambiente e para a saúde pública” e tem autorização do Instituto Brasília Ambiental (Ibram). “Vai beneficiar uma população de 40 mil habitantes, moradores de quadras do Park Way, IAPI, Bernardo Sayão e, futuramente, Arniqueiras”, assinalou a empresa.

O movimento contrário à obra, segundo a estatal, é de um grupo pequeno “com interesses políticos-eleitorais”. Por fim, a Caesb disse que os moradores entraram com a ação popular e a empresa aguarda a manifestação da Justiça.

Compartilhar notícia