metropoles.com

Profissionais da saúde voltam a receber a vacina contra Covid no DF

Grupo que retomou a imunização nesta terça-feira (13/4) garantiu um lugar na fila por meio de agendamento on-line aberto na segunda-feira

atualizado

Compartilhar notícia

Nathália Cardim/Metrópoles
Vacinação no Parque da Cidade
1 de 1 Vacinação no Parque da Cidade - Foto: Nathália Cardim/Metrópoles

Os profissionais da saúde do Distrito Federal também voltaram a receber doses da vacina contra Covid-19 nesta terça-feira (13/4). Para isso, o público-alvo precisou fazer o agendamento nessa segunda-feira (12/4). As pessoas que compõem esse público recebem o imunizante nos locais onde trabalham e em outros postos do DF. Hoje, foi retomada, ainda, a vacinação dos profissionais da segurança pública.

Segundo a Secretaria de Saúde (SES), serão 4,5 mil doses para os profissionais das áreas de medicina, serviço social, biologia, do Instituto de Medicina Legal (IML), enfermagem, técnicos de radiologia, trabalhadores de laboratórios, fiscais sanitários e estudantes que estejam fazendo estágio dentro de unidades hospitalares, lidando diretamente com pacientes.

No drive-thru do Parque da Cidade, no Estacionamento 13, diversos profissionais formaram uma fila de veículos. Por volta das 11h, o tempo médio de espera estava em cerca de 40 minutos.

Veja imagens da vacinação no Parque da Cidade:
0

O clínico Fábio Sad, 34 anos, trabalha em clínicas particulares do DF e conseguiu a imunização nesta terça-feira. “Eu estava na expectativa de conseguir tomar a vacina por ter contato direto com pacientes. Aguardei a chegada de mais doses para a rede privada, porque as duas primeiras remessas que liberaram para o nosso grupo acabaram muito rápido. Estou contente com a imunização”, comemorou o médico.

Carolina Feitosa, 32, é enfermeira home care e conseguiu o agendamento nessa segunda-feira para tomar a vacina no Parque da Cidade. “Eu estava atenta ao momento de abertura das vagas. Não queria perder essa oportunidade. Fiquei afastada porque peguei o coronavírus. Agora, estou 100%. É o momento mais alegre desde o começo dessa crise. Que todos possam se sentir seguros o quanto antes”, disse Carolina.

Exclusividade

O agendamento desse público durou menos de uma hora na segunda. Segundo a SES, nem todas as 14 categorias inicialmente contempladas com a vacinação puderam marcar para receber o imunizante. A pasta deu exclusividade para aquelas que não tinham atingido 30% de agendamento, antes da nova marcação. O objetivo da medida é nivelar a porcentagem de vacinados em cada categoria profissional. Ainda segundo a SES, a próxima remessa estará disponível para todas as categorias.

A vacinação fica suspensa nesta terça para os profissionais de veterinária, fonoaudiologia, fisioterapia e terapia ocupacional, psicologia, odontologia, nutrição, educação física, farmácia, biomedicina e agentes funerários.

Os profissionais de saúde tiveram de agendar e podem procurar a imunização nos pontos de drive-thrus do Shopping Iguatemi, do Parque da Cidade, do Taguaparque e da UBS nº5 de Ceilândia. A vacina estará disponível para este grupo entre esta terça-feira e quinta-feira (15/4).

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?