metropoles.com

Professores e forças de segurança ficam fora da 1ª etapa de vacinação no DF

Número de fases de prioridade foi reduzido de quatro para três no DF, seguindo o calendário definido pelo governo federal

atualizado

Compartilhar notícia

Mike Senna/Esp. para o Metrópoles
Seringa com rótulo Covid-19
1 de 1 Seringa com rótulo Covid-19 - Foto: Mike Senna/Esp. para o Metrópoles

A Secretaria de Saúde (SES-DF) fez mudanças no Plano Estratégico e Operacional da Vacinação contra a Covid-19 no Distrito Federal, principalmente em relação aos grupos prioritários.

Professores e profissionais das forças de segurança e de salvamento, que estavam na quarta fase da população-alvo, não entrarão no cronograma inicial. No total, 78.275 trabalhadores das duas categorias ficarão de fora das primeiras imunizações.

A pasta informou que o plano foi finalizado e alinhado com o Plano Nacional de Imunização do Ministério da Saúde. Dessa forma, a Secretaria de Saúde do Distrito Federal seguirá o mesmo calendário e plano de vacinação do governo federal.

Segundo a SES-DF, todos os demais grupos inseridos pelo Ministério da Saúde como prioritários serão adicionados nas primeiras fases, com datas ainda a serem divulgadas pelo governo federal.

“A vacinação ocorrerá, a princípio, em três fases, mas, segundo o Ministério da Saúde, os grupos previstos são preliminares, passíveis de alteração, a depender das indicações da vacina após aprovação da Anvisa, assim como as possíveis contraindicações. Destaca-se, ainda, que há outros grupos populacionais considerados prioritários, a serem incluídos entre as fases apresentadas, discutidos no âmbito da câmara técnica, para avaliação de qual fase esses grupos serão inseridos, de acordo com o cenário de disponibilidade de vacinas e estratégia de vacinação”, esclareceu.
Quatro etapas

Em 18 de dezembro de 2020, o secretário de Saúde do DF, Osnei Okumoto, havia detalhado que a vacina contra Covid-19 ocorreria em quatro etapas para 678.750 pessoas.

Veja o detalhamento, conforme a tabela abaixo, anteriormente divulgada:

A pasta ainda não divulgou data de início da imunização, mas reforçou que seguirá o plano nacional. O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, afirmou que o governo federal deve começar a vacinar a população ainda em janeiro.

A primeira fase do cronograma de vacinação contra a Covid-19 alcança trabalhadores da saúde, população idosa a partir dos 75 anos e pessoas com 60 anos ou mais que vivem em instituições de longa permanência, como asilos e instituições psiquiátricas. A segunda etapa abrangerá pessoas de 60 a 74 anos.

A terceira fase prevê a imunização de pessoas com comorbidades que apresentam maior chance para agravamento da doença, como: portadores de diabetes mellitus, hipertensão arterial grave, doença pulmonar obstrutiva crônica, doença renal, doenças cardiovasculares e cerebrovasculares, indivíduos transplantados de órgão sólido, anemia falciforme, câncer, e obesidade grave (IMC≥40).

Comissão

A Secretaria de Saúde informou, na sexta-feira (8/1), a criação de uma Comissão de Acompanhamento do Plano Estratégico e Operacional da Vacinação contra a Covid-19 no Distrito Federal. A medida deve ser oficializada ainda nesta semana. O anúncio ocorreu no mesmo dia em que a Câmara Legislativa (CLDF) criou a Comissão Especial de Vacinação para fiscalizar a imunização contra o novo coronavírus em Brasília.

Embora ainda não tenha definido o tipo da vacina e o laboratório responsável, por depender das orientações do Ministério da Saúde, a pasta local adiantou que o grupo vai atuar na execução de cada etapa do plano distrital de imunização, “articulando e integrando as estratégias” para a campanha. A ideia é vacinar 80% da população até o fim deste ano.

 

2 imagens
Despacho interno da SES pede celeridade em licitação
1 de 2

Saúde do DF abriu pregão de R$ 11,6 milhões para compra de seringas

Hugo Barreto/Metrópoles
2 de 2

Despacho interno da SES pede celeridade em licitação

Pixabay
Treinamento

Ainda de acordo com a pasta, a partir de 18 de janeiro, começará o treinamento com todos os responsáveis por aplicação de vacinas, “pois será necessário, além de cadastrar no sistema, passar informações à população com relação a possíveis efeitos adversos da vacina”.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?