Professores do DF convocam assembleia e paralisação para 18 de março

Paralisação do magistério suspende aulas na rede pública. Categoria discute carreira, concursos e calendário de lutas

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Reprodução/Sinpro-DF
Professores do DF convocam paralisação e assembleia em 18 de março
1 de 1 Professores do DF convocam paralisação e assembleia em 18 de março - Foto: Reprodução/Sinpro-DF

Professores e orientadores educacionais da rede pública do Distrito Federal vão realizar paralisação no dia 18 de março, acompanhada de assembleia geral da categoria. Com a mobilização, não haverá aula nas escolas públicas da rede nesse dia. 

O encontro está marcado para as 9h30, no estacionamento da Funarte, em Brasília.

Convocada pelo Sindicato dos Professores do Distrito Federal (Sinpro-DF), a assembleia marca o início da mobilização da categoria em 2026. Entre os principais pontos da pauta, estão discussão e aprovação do calendário de lutas do ano, reivindicações relacionadas à carreira, contratação de profissionais e políticas educacionais.

Segundo o sindicato, a mobilização ocorre em um contexto de debates sobre financiamento da educação pública no DF e condições de trabalho na rede pública de ensino.

Principais pautas da paralisação

Entre os objetivos do movimento estão:

  • Pressionar pela continuidade da reestruturação da carreira do magistério, com mudanças na tabela salarial, redução do número de padrões e progressão mais rápida, além da revisão e ampliação de gratificações da carreira.
  • Ampliar o quadro de professores efetivos, com nomeação de aprovados no concurso público de 2022 e realização de um novo concurso para suprir a carência de profissionais na rede pública.
  • Garantir melhorias em direitos da categoria, incluindo maior agilidade nos processos de aposentadoria junto ao Instituto de Previdência dos Servidores do Distrito Federal (Iprev).
  • Debater políticas para a educação pública no DF, incluindo o posicionamento do sindicato contra a militarização das escolas.

Ainda de acordo com o sindicato, o calendário de mobilização também inclui críticas à política educacional do governo do Distrito Federal e defesa de maior investimento na educação pública.

O Metrópoles procurou a Secretaria de Educação do Distrito Federal para comentar a paralisação e aguarda posicionamento.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?