metropoles.com

Professora da UnB ganha prêmio internacional para mulheres da ciência

A pós-doutora em matemática Jaqueline Godoy é pesquisadora na UnB e representou a América Latina na premiação, que ocorreu na Itália

atualizado

Compartilhar notícia

Beto Monteiro/Secom UnB
Mulher com cabelo preto apoiada em quadro negro com cálculos
1 de 1 Mulher com cabelo preto apoiada em quadro negro com cálculos - Foto: Beto Monteiro/Secom UnB

Uma professora de matemática da Universidade de Brasília (UnB) recebeu, nesta segunda-feira (6/3), o prêmio “Science, she says”, concedido pelo Ministério das Relações Exteriores da Itália a mulheres pesquisadoras ao redor do mundo. A pós-doutora Jaqueline Godoy Mesquita, de 37 anos, é a única premiada na América Latina.

A solenidade ocorreu em Pádua, na Itália. Trata-se da primeira edição do prêmio, que visa reconhecer o alto valor das pesquisadoras estrangeiras que se destacaram nos países em que trabalham. Além de Jaqueline, ganharam medalha e diploma do ministério italiano cientistas da África, da Ásia, da Europa e da América do Norte.

Indicada ao prêmio

Jaqueline Godoy conta que foi indicada pela Embaixada da Itália em Brasília para receber a honraria. “O prêmio é destinado a pesquisadoras mulheres com idade menor que 40 anos em todas as áreas do conhecimento. Eu tive cartas de recomendação e indicações”, conta.

A professora da UnB é integrante da Academia Mundial de Ciências. De acordo com ela, um dos pesquisadores da entidade e outro matemático italiano a indicaram à Embaixada. Ela enviou o currículo no final do ano passado e foi selecionada.

“Fiquei muito feliz e lisonjeada. Sei da grande responsabilidade que é representar a América Latina em uma premiação dessa. Acho que também é uma ótima oportunidade para trazer mais visibilidade para o Brasil”, diz Jaqueline.

0

Currículo

Além de um mestrado, doutorado e pós-doutorado na USP, Jaqueline ainda concluiu outros dois pós-doutorados no exterior: na Universidade de Santiago do Chile e  na Universidade de Giessen, na Alemanha.

Em 2017, foi a única brasileira matemática escolhida entre candidatos do mundo inteiro para o Heidelberg Laureate Forum, na Alemanha. Na ocasião, ela representou a Região Centro-Oeste do Brasil.

Já em 2019, a professora venceu o programa Para Mulheres na Ciência, promovido pela L’Oréal, em parceria com a Unesco no Brasil e a Academia Brasileira de Ciências.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?