metropoles.com

Principal via do Lago Norte vai reduzir limite de velocidade

A partir do dia 27 de novembro, os motoristas que passarem pelo local terão de obedecer o limite de 60km/h, e não mais 70 km/h

atualizado

Compartilhar notícia

Corpo de Bombeiros/Divulgação
Via principal do Lago Norte
1 de 1 Via principal do Lago Norte - Foto: Corpo de Bombeiros/Divulgação

A partir de segunda-feira (27/11), a velocidade máxima da Estrada Parque Península Norte, via principal da região do Lago Norte, baixará de 70 para 60km/h. Já neste domingo (19), começará a ser instalada a sinalização da ciclovia e haverá um passeio de bicicleta para homenagear as vítimas de trânsito.

Em 23 de abril do ano passado, Edson Antonelli, 61 anos, foi atropelado enquanto pedalava na via. O homem morreu na hora. A responsável pelo acidente foi a universitária Mônica Karina Rocha Cajado Lopes, 20, que voltava de uma festa na Torre de TV Digital e estava alcoolizada. Ela chegou a ser presa, mas foi colocada em liberdade pouco tempo depois.

De acordo com o administrador regional do Lago Norte, Marcos Woortmann, a diminuição da velocidade na pista é importante, principalmente, em relação ao tempo de frenagem dos veículos. “Reduzir 10 quilômetros por hora é pouco para o motorista, mas pode ser muito significativo para um ciclista ou um pedestre”, ressaltou.

A mudança é resultado do diálogo entre a administração regional, a população e especialistas em gestão de velocidade da Universidade de Brasília (UnB). Os estudos usados para basear a medida de redução foram desenvolvidos pelo governo federal, pela Organização Mundial da Saúde, pela Organização Pan-Americana da Saúde e pela Agência Nacional de Direitos da Infância.

Outra ação programada é a instalação de sinalização nas ciclovias do Lago Norte. Woortmann acredita que isso estimulará o uso de bicicletas no local. “A ideia é dar segurança para o ciclista que usa a pista para praticar esporte e para aqueles que queiram só se deslocar até a padaria, por exemplo.”

Compartilhar notícia