Posto terá de pagar R$ 21 mil por vazamento de óleo no Lago Paranoá

A multa foi aplicada pelo Instituto Brasília Ambiental. Dono de embarcação, que não é do DF, também será autuado

atualizado 25/10/2018 14:43

Divulgação

O posto de combustíveis Auto Shopping Derivados de Petróleo, que opera na Vila Náutica, no Trecho 2 do Setor de Clubes Esportivos Sul, foi multado pelo Instituto Brasília Ambiental (Ibram) a pagamento de R$ 21.034,75. A penalidade é resultado do derramamento de óleo combustível no Lago Paranoá, ocorrido no último final de semana, durante o abastecimento de uma embarcação na Marina Vip, instalada no local.

O auto de infração já foi lavrado, segundo o Ibram. O órgão ambiental também informa que o condutor da lancha responsável pelo incidente, já identificado pela fiscalização e que reside fora do Distrito Federal, será igualmente autuado. Já estão sendo feitas diligências para sua localização.

Por não ter, até agora, atenuantes previstos, a infração deve incorrer em valores superiores ao aplicado contra o posto de combustíveis, segundo o órgão.

Como foi
O vazamento foi detectado na manhã de domingo (21/10). Para a contenção da mancha, a empresa contratada pela própria marina utilizou mantas, boias e equipamentos que impedem a dispersão do óleo. Por sorte, as condições climáticas ajudaram e, durante o fim de semana, os ventos sopraram em direção às margens, evitando maior dissipação do combustível pelo lago.

“A superfície atingida foi de cerca de 500 metros. Não houve outras áreas alcançadas pelo vazamento”, garantiu o Ibram. O instituto informou ainda que continua monitorando a qualidade da água, bem como a fauna e a flora, para detectar os impactos negativos do vazamento.

0

A Polícia Civil informou que a Delegacia Especial de Proteção ao Meio Ambiente e à Ordem Urbanística (Dema) já identificou o proprietário e o condutor da embarcação e iniciou as investigações para responsabilizar os culpados pelo ocorrido. O Instituto de Criminalística da corporação também já iniciou a perícia no barco, que foi recolhido até a conclusão dos trabalhos.

Últimas notícias