metropoles.com

Posse de Lula: petista do Pará está desde 17/12 no DF aguardando festa

Robson Messias tem a tradição de acompanhar toda posse presidencial do PT e fazer contagem regressiva na Esplanada dos Ministérios

atualizado

Compartilhar notícia

Vinícius Schmidt/Metrópoles
Imagem colorida mostra o petista Robson Messias, que saiu do Pará e está desde 17/12 aguardando a posse de Lula - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida mostra o petista Robson Messias, que saiu do Pará e está desde 17/12 aguardando a posse de Lula - Metrópoles - Foto: Vinícius Schmidt/Metrópoles

Robson Messias, 53 anos, diz ter sido o primeiro apoiador a chegar à capital federal para a posse do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Morador de Bom Jesus do Tocantins, no Pará, o produtor cultural percorreu quase 1.500 km e chegou a Brasília em 17 de dezembro especialmente para aguardar a festa.

Desde então, está na Esplanada dos Ministérios em contagem regressiva para a volta de Lula ao poder. Segundo Robson, a chegada para o evento é uma tradição. Desde 2002, ele esteve presente em todas as cinco posses do PT.

“Chego sempre faltando 13 dias [para a posse]. Em 2002, vim sozinho, de carona do Pará. Em 2004, vim mais a vontade, já que era vereador da minha cidade. Mas, em 2006, perdi a eleição e vim de fusca para a posse da Dilma. Em 2009, voltei, mas, dessa vez, de ônibus. Agora, estou aqui de novo. Cheguei dia 17, montei aqui o acampamento e estamos na Esplanada”, disse.

Neste sábado (24/12), Robson conta com o apoio de outros petistas e apoiadores de Lula. “Já ganhamos algumas coisas para a ceia”. “Toda hora chega um companheiro, nos cumprimenta, faz foto”, comenta.

Por segurança, Robson e os colegas de acampamento dormem em hotéis do Distrito Federal. “Hoje, por segurança, a gente dorme em outros lugares, mesmo com a barraca montada na Esplanada. E o Natal vai ser aqui mesmo, onde eu estou e com as pessoas que moram por perto”, avalia.

Veja fotos de Robson:

0

Posse de Lula

No dia 1º de janeiro de 2023, milhares de pessoas se reunirão no centro de Brasília para acompanhar a cerimônia de posse de Lula para o terceiro mandato como presidente da República.

Organizadores do evento estimam que entre 100 mil e 150 mil pessoas devem ir à capital federal para o evento. O público pode ser maior do que o da posse de Jair Bolsonaro (PL), em 2019, que contou com 115 mil espectadores. Além da solenidade oficial, a equipe prepara o Festival do Futuro, uma festa com a presença de mais de 20 artistas e dois palcos.

Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH) prevê que os estabelecimentos da categoria tenham ocupação de 90% em dezembro. Alguns hotéis da capital federal já estão sem vagas para o dia 1º de janeiro.

Conforme noticiou o Blog do Noblat, do Metrópoles, Lula e a futura primeira-dama, Janja da Silva, vão desfilar em um carro aberto, um Rolls-Royce, pela Esplanada dos Ministérios. Ficou decidido que Geraldo Alckmin (PSDB), vice-presidente eleito, e a esposa dele, Lu Alckmin, vão desfilar logo atrás, em um carro semelhante.

A previsão é que os veículos saiam da Catedral às 14h30. Depois, Lula e Alckmin vão para o Congresso, onde subirão a rampa e tomarão posse em uma sessão na Câmara.

Congresso Nacional divulgou, na quinta-feira (15/12), o roteiro para a sessão, que terá início às 15h. O documento define horários para a chegada dos empossados, dos chefes de Estado (até o momento, são 17 líderes internacionais confirmados), das autoridades e dos convidados.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?