metropoles.com

Ponte Costa e Silva ou Honestino Guimarães? Vote em seu nome preferido

Nome do elevado é motivo de polêmica na internet. Em 2016, Justiça determinou a troca da nomenclatura atual, mas imbróglio não foi resolvido

atualizado

Compartilhar notícia

Michael Melo/Metrópoles
Ponte Honestino Guimarães no Lago Sul – Brasília(DF), 17/06/2016
1 de 1 Ponte Honestino Guimarães no Lago Sul – Brasília(DF), 17/06/2016 - Foto: Michael Melo/Metrópoles

A cada vez que é feita uma menção sobre a Ponte Honestino Guimarães, no Lago Sul, os leitores do Metrópoles entram em polvorosa nas redes sociais. Enquanto alguns defendem a atual nomenclatura da construção, outros se recusam a aceitar o nome e continuam a tratar a construção pela denominação que ela tinha até julho de 2015: Ponte Costa e Silva.

Desde o ano passado, no entanto, o nome da ponte é motivo de impasse. Em agosto, um grupo de críticos à adoção de Honestino Guimarães conseguiu na Justiça a troca da nomenclatura. O juiz Carlos Frederico Maroja de Medeiros, da Vara de Meio Ambiente Desenvolvimento Urbano e Fundiário do DF, entendeu que o processo de renomeação da ponte era anulável, já que não houve participação pública na escolha do novo nome.

“O justo anseio de se extirpar a indevida homenagem ao responsável pelo maior atentado à democracia no Brasil não pode afastar-se do princípio democrático presente na exigência de participação popular efetiva no debate acerca da necessária substituição do nome do logradouro público”, afirma o magistrado na sentença.

Câmara Legislativa
No entanto, na mesma decisão, o juiz afirmou que a volta do nome anterior da ponte, Costa e Silva, seria uma “ofensa aos valores democráticos” da Constituição e determinou que a Câmara Legislativa abra um novo processo para determinar o nome da construção. Para diminuir custos, segundo o juiz, as placas de sinalização devem permanecer com o nome atual até que se tenha uma denominação definitiva.

O processo no Poder Legislativo, no entanto, ainda não teve início. Os deputados aguardam o resultado de um recurso impetrado pelo GDF contra a decisão de primeira instância. Enquanto isso, o nome da ponte continua a ser motivo de polêmica. E você, o que acha?

Entre na página do Metrópoles no Facebook e dê a sua opinião.

ARPDF/Divulgação
Inauguração da segunda ponte sobre o Lago Paranoá, em 1976: projeto de Oscar Niemeyer

Compartilhar notícia