Inscreva-se no canal MetrópolesTV no YouTube
Política

Rodrigo Rollemberg anuncia como vai pagar salário dos servidores

Assista aqui a transmissão pelo Periscope do Metrópoles.

24/09/2015 15:41, atualizado 29/09/2015 15:18
Compartilhar notícia
Michael Melo/Metrópoles
Rodrigo Rollemberg anuncia como vai pagar salário dos servidores

Assista aqui a transmissão pelo Periscope do Metrópoles.

Após uma manhã e começo de tarde marcados pelo caos no trânsito e pela paralisação de 32 categorias de servidores do GDF, o governador Rodrigo Rollemberg convocou uma entrevista coletiva para explicar como pretende pagar o salários dos funcionários públicos. Acompanhe:

16h36: “Só com pessoal, o deficit é de R$ 2,5 bilhões. Aumento (de salário) só será possível com a aprovação das medidas enviadas para a Câmara. Dessa forma aumentaremos a receita e assim será possível”, conta Pedro Meneguetti.

16h29: “O governador esteve hoje com o ministro da previdência e semana que vem estará com a Dilma. Buscamos saídas, mas se a Câmara não aprovar, vamos atrasar salário. O DF precisa ser viável ao longo dos anos.  É uma proposta que desagrada, mas precisamos encontrar um equilíbrio para a previdência”, diz Sérgio Sampaio.

16h16: “Se a Câmara não aprovar ate a próxima semana, provavelmente não teremos esse recurso para o 5º dia útil”, declarou Pedro Meneguetti.

16h13: “Mesmo com a diminuição de estrutura, teremos um desafio enorme. Pagamos R$ 40 milhões para cargos em comissão. Vamos cortar 20%, o que gera uma economia de 8 milhões. É muito pouco perto de um gasto de R$ 1,5 bilhão com folha de pessoal”, assegura Sergio Sampaio.

16h09: Brown: “O rombo nas contas para pagar os salários de outubro é de R$ 300 milhões”.

16h05: “Estamos trabalhando para garantir o salário dos servidores”, garantiu Brown.

16h04: O secretário-adjunto de Planejamento, Renato Brown, tem a palavra.

16h03: Meneguetti voltou a afirmar que é necessário que a Câmara Legislativa se empenhe em aprovar os projetos apresentados nesta quinta-feira (24/9). “Solicitamos o empenho de todos no sentido de aprovar os projetos no Legislativo.”

16h01: “Sendo aprovado o Projeto de Lei do Iprev os salários dos servidores estão garantidos para 7 de outubro, caso contrário, não”, disse o secretário da Fazenda.

16h02: Meneguetti: “A luta para o próximo ano é o orçamento. Caso a gente consiga aprovar os projetos, retornaremos ao limite da Lei de Responsabilidade Fiscal”.

16h00: “Precisamos estar Unidos. Vamos pagar o 13º dos empregados da ativa na próxima semana.  Dos aposentados, assim que a lei (do Iprev) for aprovada”, colocou Meneguetti.

15h58: “Pagaremos o atrasado, o 13º do mês de agosto será pago na próxima semana para os ativos”, confirmou Meneguetti.

15h57: O secretário de Fazenda, Pedro Meneguetti, afirma: “Nosso problema é a falta de recurso”.

15h55: De acordo com o secretário, o fundo tem em caixa R$ 3 bilhões e necessita de mais R$ 1,5 bilhão para pagar os servidores. O déficit atual do fundo é de R$ 5,2 bilhões

15h54: “Os servidores que entraram até 2007, o tesouro tem que completar recursos do fundo. Esse é o famoso deficit previdenciário”, explica Alexandre.

15h52: O secretário de Gestão Administrativa e Desburocratização do Distrito Federal, Alexandre Lopes, assume a palavra. Ele fala sobre o Iprev.
15h51: “Em 2016, vamos trabalhar com um orçamento equilibrado. O governo vai gastar de acordo com suas receitas. Essa é nossa meta incansável”, disse Sampaio.

15h50: Segundo Sampaio, é muito importante para o governo vencer essa situação. “Não estamos parados, por isso temos mandados inúmeros projetos à Câmara. Temos feito tudo com imenso sacrifício para garantir o pagamento dos salários.”

15h49: O chefe da Casa Civil do DF, Sergio Sampaio, garante que não haverá calote. “Temos feito um enorme esforço, cortamos na carne para garantir o pagamento de salários.”

15h45: Sampaio: “Queremos ser um governo que investe em saúde e mobilidade, mas precisamos resgatar nossa capacidade de investir”

15h43: “Tenho certeza que Brasília se unirá em torno dessas ideias para que possamos viver dias melhores”, disse Rollemberg, antes de passar a palavra aos secretários que explicarão as medidas.

15h39: “Encaminhei um projeto para a câmara pedindo o uso do superavit financeiro do Iprev dos aposentados. Dependemos disso para pagar o salário dos servidores no 5º dia útil e o 13º dos aniversariantes do mês de agosto”, afirmou o governador.

15h37: Rollemberg está na mesa com Renato Brown, Sérgio Sampaio, Pedro Meneguetti e Alexandre Lopes.

15h36: Começou a coletiva com o governador Rodrigo Rollemberg para anunciar como vai pagar o salário dos servidores.