metropoles.com

Oposição esvazia CCJ e Onyx será obrigado a ir à Câmara nesta quarta

Ministro da Casa Civil poderá ser enquadrado em crime de responsabilidade, caso não compareça para explicar decreto das armas

atualizado

Compartilhar notícia

Rafaela Felicciano/Metrópoles
Onyx Lorenzoni
1 de 1 Onyx Lorenzoni - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

Na tarde desta terça-feira (11/06/2019), membros da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) que fazem oposição ao governo Jair Bolsonaro (PSL) simplesmente “desapareceram” da sessão na Câmara dos Deputados. Sem quórum, não foi possível analisar no colegiado o ofício enviado pelo ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, que informava seu não comparecimento à reunião da comissão desta quarta-feira (12/06/2019).

Desse modo, o ministro segue obrigado a ir à sessão. Caso insista em não comparecer, Lorenzoni pode cometer crime de responsabilidade, como prevê a Constituição Federal em caso de falta sem justificativa “adequada”.

Na segunda-feira (10/06/20190), o ministro enviou um ofício ao presidente da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara, Felipe Francischini (PSL-PR), informando que não irá à audiência. De acordo com ele, todos os compromissos em sua agenda devem ser marcados com ao menos 15 dias de antecedência, mas o ofício de convocação teria chegado ao gabinete apenas em 7 de junho.

“Portanto, comunico a impossibilidade de comparecimento devido a compromissos anteriormente agendados com o senhor presidente da República, Jair Bolsonaro, no dia 12 de junho de 2019”, informou Onyx, no documento.

O ministro foi convocado pelos deputados a explicar o decreto de Bolsonaro que mudou as regras de uso de armas e de munições, facilitando a posse e, em alguns casos, o porte.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?