metropoles.com

Joe Valle diz que sua vitória foi de “Davi contra Golias”

O presidente eleito da Câmara criticou a postura de Rollemberg de interferir no pleito da Casa e cobrou respeito entre os poderes

atualizado

Compartilhar notícia

Michael Melo/Metrópoles
Joe Vale
1 de 1 Joe Vale - Foto: Michael Melo/Metrópoles

Após uma eleição tumultuada, marcada por bate-boca entre os distritais e até mesmo dúvida sobre o resultado, o presidente eleito da Câmara Legislativa, Joe Valle (PDT), falou com exclusividade ao Metrópoles. O distrital disse, entre outras coisas, que todos os deputados terão de trabalhar com transparência, incluindo os investigados pela Operação Drácon, que deram apoio ao pedetista.

Joe destacou também que sua vitória foi de “Davi contra Golias”. Isso porque o seu rival, Agaciel Maia (PR), teve o apoio do governador Rodrigo Rollemberg (PSB). Rollemberg se empenhou pessoalmente para eleger Agaciel, inclusive nesta quinta-feira (15/12), durante a votação. O resultado, porém, terminou em empate entre os dois concorrentes e, pelo regimento, Joe levou a melhor, por ter recebido mais votos que Agaciel nas eleições de 2014.

A postura de Rollemberg foi criticada pelo pedetista. “Essa interferência é muito ruim, um desserviço à democracia. Tem de haver diálogo, conversa, mas não dessa forma”, destacou, cobrando respeito entre os poderes. Quanto à imagem da Casa, desgastada pelos últimos escândalos de corrupção, o presidente eleito da Câmara Legislativa diz que vai trabalhar com transparência e no “piso da legalidade” para tentar melhorar a visão da sociedade sobre o trabalho dos distritais.

Acima do piso da legalidade, tudo. Abaixo dele, nada

Joe Valle, presidente eleito da CLDF

Em relação aos pedidos de abertura de processos contra os deputados envolvidos na Drácon, como Celina Leão e Raimundo Ribeiro, ambos do PPS, Joe ressaltou que os ritos da Casa serão cumpridos, mas “dentro da legalidade e garantindo o direito de defesa” dos envolvidos. Ele afirmou que não se sente constrangido em ter três distritais investigados na Mesa – Robério Negreiros (PSDB) por nepotismo, Raimundo Ribeiro (PPS) e Cristiano Araújo (PSD), ambos alvos da Drácon.

Por fim, questionado pelo Metrópoles sobre o resultado inesperado da votação, ele disse: “Uma eleição só acaba quando termina”.

Como foi a eleição
A disputa entre Joe e Agaciel foi definida apenas nos últimos minutos da votação, ocorrida no começo da tarde desta quinta-feira (15). Até o início da sessão que escolheria o futuro comandante da Casa pelos próximos dois anos, Agaciel contabilizava 13 votos a seu favor. Mas o distrital Robério Negreiros (PSDB) virou o jogo e deu a vitória a Joe Valle.

Wellington Luiz (PMDB) foi eleito vice-presidente da Câmara Legislativa, com 14 votos a nove. Os distritais escolheram Sandra Faraj (SD) como primeira secretária da Casa. Negreiros vai comandar a segunda secretaria. A terceira secretaria ficou com Raimundo Ribeiro.

Candidato único, Negreiros ocupará uma das áreas mais estratégicas da Casa. A segunda secretaria cuida da parte administrativa e financeira da Câmara Legislativa, que tem recursos de mais de R$ 511 milhões para 2017.

Compartilhar notícia