metropoles.com

Fim da verba indenizatória na CLDF será votada na CCJ dia 27

Presidente da comissão, Reginaldo Veras avisou que não acatará emendas nem a criação de novos benefícios

atualizado

Compartilhar notícia

Giovanna Bembom/Metrópoles
WhatsApp Image 2017-10-06 at 21.12.03
1 de 1 WhatsApp Image 2017-10-06 at 21.12.03 - Foto: Giovanna Bembom/Metrópoles

A proposta de extinção da verba indenizatória protocolada pela Mesa Diretora da Câmara Legislativa será colocada em pauta na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) no próximo dia 27. A CCJ será a única comissão a analisar a matéria antes de o texto ir a plenário.

O projeto teve a relatoria avocada pelo presidente da CCJ, Reginaldo Veras (PDT), que avisou: não acatará emendas ao projeto, nem penduricalhos. Segundo o distrital, o objetivo é impedir a descaracterização da proposta original e evitar a inclusão de itens que gerem algum novo gasto para a Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF).

“Não podemos aceitar que se coloquem penduricalhos, como vale-combustível, vale isso, vale aquilo, como já tem sido aventado por aí”, afirma Veras, que completa: “Na CCJ, vou rejeitar todas emendas. Quem quiser que faça emenda em plenário”.

A atual composição da Comissão de Constituição e Justiça é formada pelos deputados Professor Israel Batista (PV), Julio Cesar (PR), Celina Leão (PPS) e Sandra Faraj (SD), além do próprio Veras.

Apesar de o texto contar com forte apelo popular, há deputados críticos a ele. A bancada petista, por exemplo, já se posicionou contrária ao tema. Celina Leão também tece críticas, embora diga que votará pela constitucionalidade da proposta na CCJ.

“Sempre achei que esse formato [acabar com a verba] é errado. Cada deputado deveria abrir mão de sua verba indenizatória por conta própria e se quisesse. Podem até existir críticas em outras áreas, mas o projeto é constitucional. Acho ruim que isso ocorra em um ano eleitoral”, diz Celina.

Mais tempo
A intenção dos deputados favoráveis ao projeto de resolução era colocá-lo em pauta na CCJ já no dia 20 de fevereiro, na primeira reunião da comissão após o Carnaval. Porém, pelo regimento da Casa, o mandato dos membros dos colegiados permanentes da Câmara Legislativa é de um ano e expirou em 31 de dezembro de 2017.

Com isso, uma eleição simbólica – para que não haja questionamentos jurídicos – será feita, e os membros, como é tradição, acabarão reconduzidos aos cargos.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?