metropoles.com

Distritais aprovam mudança de garantias para a recomposição do Iprev

Em 2016, GDF havia dado ações do BRB como garantias à Previdência. União não aceitou e agora imóveis devem ser dados como reposição ao fundo

atualizado

Compartilhar notícia

Rafaela Felicciano/Metrópoles
iprev cldf
1 de 1 iprev cldf - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

Aprovada no fim de 2016, a retirada de R$ 493 milhões do superávit do Instituto de Previdência do Distrito Federal (Iprev) para o pagamento dos salários dos aposentados do GDF tinha como garantia o repasse de ações do Banco de Brasília (BRB).

Apesar de terem sido usados os recursos, a carteira não foi aceita pelo Ministério da Previdência. Agora, para evitar que o fundo não seja recomposto, a Câmara Legislativa aprovou, na quarta-feira (6/12), proposta que prevê, no lugar das ações do BRB, a transferência de imóveis.

A alteração da Lei Complementar nº 920/2016 foi proposta pelo deputado distrital Wasny de Roure (PT), um dos opositores à retirada de recursos superavitários do Fundo de Previdenciário à época em que a medida foi executada. O Projeto de Lei Complementar 118/2017 busca evitar que seja confirmada a perda do Certificado de Regularidade Previdenciária, dado pelo Ministério da Previdência.

“Esse projeto resguarda o patrimônio dos servidores e representa uma garantia futura para todos”, afirma Wasny. Na justificativa do projeto, ele afirma que “é imperioso que já venhamos garantir a previsão de substituição das ações do BRB por imóveis, que são investimentos com menor risco à carteira do instituto”.

A matéria segue agora para a sanção do governador Rodrigo Rollemberg (PSB).

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?