metropoles.com

CLDF aprova liberação de R$ 100 mi para GDF nomear novos servidores

Projeto passou pela Casa mesmo sob protesto da oposição, pois governo não informou áreas que serão contempladas

atualizado

Compartilhar notícia

Michael Melo/Metrópoles
Michael Melo/Metrópoles
1 de 1 Michael Melo/Metrópoles - Foto: Michael Melo/Metrópoles

O GDF terá, em ano de eleição, R$ 101,7 milhões para a nomeação de novos servidores. Mesmo sob protestos da oposição, a Câmara Legislativa aprovou, nesta quarta-feira (28/2), a liberação dos recursos mesmo sem saber quais órgãos serão beneficiados com reforço no quadro de pessoal.

Nas galerias da Câmara Legislativa, manifestantes cobravam a aprovação da medida que, na avaliação de alguns parlamentares como a oposicionista Celina Leão (PPS), configura um “cheque em branco” dado ao Palácio do Buriti.

O projeto que liberava os recursos foi enviado à Casa, em regime de urgência, no início de fevereiro. Na terça (27), quando o GDF pressionou pela votação, houve mal-estar com a própria base.

Rodrigo Delmasso (Podemos) apresentou sete emendas aditivas – o que irritou o governo. Ele queria assegurar a convocação de determinados profissionais, como 358 dentistas e 200 agentes de atividades penitenciárias. O texto, contudo, foi suprimido ainda na terça.

Esperança
Entre os candidatos aprovados em certames públicos aguardando as nomeações, estão os que esperam convocação para a Companhia do Metropolitano do Distrito Federal (Metrô-DF). Na manhã de terça (27), um grupo promoveu manifestação durante ato em que Rollemberg assinou a ordem de serviço para a conclusão das obras da Estação Estrada Parque, em Águas Claras.

À tarde, os aprovados no concurso de 2013 para recompor o quadro efetivo do Metrô-DF fizeram mais um ato de protesto nas galerias da CLDF.

Além da mobilidade, outras áreas, como educação, saúde e segurança, têm aprovados em concursos que aguardam a nomeação para começar a trabalhar no serviço público.

Compartilhar notícia