metropoles.com

Chapa de Alírio e Eliana Pedrosa força adversários a acelerar decisões

Nem o jogo do Brasil freou as negociações. Depois da partida contra a Sérvia, pré-candidatos encontraram aliados e devem anunciar parceiras

atualizado

Compartilhar notícia

Igo Estrela/Especial para o Metrópoles
alírio neto eliana pedrosa
1 de 1 alírio neto eliana pedrosa - Foto: Igo Estrela/Especial para o Metrópoles

Encontros e tratativas dos pré-candidatos ao Buriti e líderes dos partidos do Distrito Federal se intensificaram desde segunda-feira (25/6). Nem o jogo do Brasil foi suficiente para frear as negociações. Nesta quarta-feira (27), os políticos assistiram a partida vitoriosa contra a Sérvia e, depois, seguiram para reuniões a fim de tentar chegar a um acordo e anunciar os cabeças das coalizões locais nos próximos dias.

Com oficialização da chapa prevista para este sábado (30/6), Alírio Neto (PTB) e Eliana Pedrosa (Pros) se reuniram logo após o jogo da Seleção Brasileira com o objetivo de organizar o lançamento, fechar detalhes e debater apoios. Os dois serão os primeiros a apresentar a pré-candidatura ao Palácio do Buriti e o nome do possível vice. Se as eleições fossem hoje, Eliana seria a escolhida para a disputa. No entanto, a definição ainda pode mudar, a depender de acordos e possíveis parcerias.

Nos bastidores, é cogitada, por exemplo, a migração de Rogério Rosso (PSD) para o grupo de Alírio Neto. Um dos líderes da coalizão intitulada terceira via, o deputado federal deve conversar com o petebista nesta quinta-feira (28) para informar a decisão. Rosso e o senador Cristovam Buarque (PPS) estão, atualmente, unidos em torno do nome de Izalci Lucas (PSDB), mas o grupo, com nove partidos na composição, tem se dissolvido ao longo das últimas negociações.

Hora de definir
Na noite desta quarta (27), Buarque afirmou estar reunido com aliados e garantiu que, nesta quinta, vai tomar uma decisão sobre seu destino nas eleições de outubro. “Estamos todos aqui para comemorar a vitória do Brasil, mas não deixamos de discutir política”, pontuou.

Tranquilo mesmo estava Jofran Frejat (PR). Ele interrompeu a agenda de pré-candidato para assistir à vitória canarinha em solo russo. “Dei uma falta geral e fui ver o Brasil com a família. Afinal, daqui a pouco, eu que vou ser escanteado pela minha esposa”, brincou. Diante das indefinições de possíveis aliados, o ex-secretário de Saúde tem optado por intensificar o contato com os eleitores.

Joe Valle (PDT) e Izalci Lucas (PSDB) não retornaram as chamadas da reportagem para comentar seus próximos passos na corrida eleitoral.

Compartilhar notícia