metropoles.com

Polícia Civil identifica autor de ameaças à professora da UnB

Defensora da descriminalização do aborto, bem como dos direitos das mulheres, Débora Diniz passou a ser ameaçada e saiu do DF

atualizado

Compartilhar notícia

Beto Monteiro/Secom UnB
Débora Diniz Unb ameaca extremistas
1 de 1 Débora Diniz Unb ameaca extremistas - Foto: Beto Monteiro/Secom UnB

A Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (Deam) identificou o autor das ameaças contra a professora da Universidade de Brasília (UnB) Débora Diniz (foto principal). A unidade policial chegou ao autor de a Operação Cátedra ser deflagrada na terça-feira (31/7). Os investigadores cumpriram mandados de busca e apreensão em Ceilândia e na cidade paranaense de São José dos Pinhais.

Os policiais chegaram até o acusado, 42 anos, mediante dados cibernéticos coletados por peritos do Instituto de Criminalística (IC) da PCDF. Durante as investigações, ainda foi identificado que o suspeito mantinha contato, via internet, com um dos integrantes de um grupo de extrema-direita alvo de duas operações da Polícia Federal que combatiam crimes de ódio racial cometidos pela rede mundial de computadores.

A professora deixou o Distrito Federal depois de sofrer ameaças de morte de grupos de extrema-direita na saída de um evento na no último dia 18. Defensora da descriminalização do aborto, bem como dos direitos das mulheres, a pesquisadora é referência em bioética e foi reconhecida como uma das 100 mais importantes pensadoras do mundo, devido ao seu trabalho a respeito das grávidas que contraíram o zika vírus.

No início do mês, Débora registrou um boletim de ocorrência na Deam em virtude das ameaças recebidas. O caso provocou comoção nas redes sociais e diversas manifestações de indignação e solidariedade. A Organização das Nações Unidas (ONU) divulgou uma nota em que repudia as ameaças à defensora dos direitos humanos e da mulher.

Aguarde mais informações

 

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?