Inscreva-se no canal MetrópolesTV no YouTube
Distrito Federal

PL define que valor do couvert seja mostrado em bares e restaurantes

O PL proíbe a cobrança quando se tratar de música ambiente, "playback", exibição de jogos esportivos, lutas ou músicas e shows em tela

Repórter de Distrito Federal03/10/2023 16:54
Compartilhar notícia
Getty Images
imagem colorida mostra pessoa segurando máquina de cartão enquanto outra passa cartão

Um projeto de lei (PL) do deputado Pastor Daniel de Castro foi aprovado, nesta terça-feira (3/10), pela Comissão de Defesa do Consumidor (CDC). A proposta obriga que restaurantes, bares e lanchonetes fixem o valor pelo couvert artístico, deixando claro para o consumidor o valor que será cobrado pelo serviço prestado.

O PL proíbe a cobrança quando se tratar de música ambiente, “playback”, exibição de jogos esportivos, lutas ou músicas e shows em tela. O valor também não deverá ser cobrado em casos de clientes que estejam em áreas reservadas ou em lugares onde não possam usufruir integralmente do couvert.

O deputado Jorge Vianna (PSD), relator da proposta, destacou a relevância da matéria. “O Projeto de Lei em questão fortalece a defesa dos direitos dos consumidores e contribui para um ambiente de consumo mais transparente e imparcial. Esta proposta está alinhada com os princípios fundamentais da proteção do consumidor e com o compromisso de promover práticas comerciais justas no Distrito Federal”, afirmou.

O autor da proposta destaca que a lei em questão não deve ser confundida com a taxa de gorjeta. “A taxa de couvert artístico não se aplica com a taxa de serviço paga aos garçons. A ‘gorjeta’ diverge da taxa de couvert, pois possui até regulamentação própria pela Lei Federal 3419/2017”, destacou Pastor Daniel.

A reunião contou com a presença dos deputados Chico Vigilante (PT), Iolando (MDB) e Daniel de Castro ( PP), foi transmitida pelo canal do YouTube da Câmara Legislativa do Distrito Federal.

Receba no seu email as notícias de Metrópoles DF

Frequência de envio: Diário

Ver todas as newsletters