Pioneira de Brasília, Vó Pifa morre aos 108 anos
Pioneira de Brasília, ela ficou conhecida nacionalmente após receber prêmio por tatuagem feita aos 102 anos
16/11/2025 18:56, atualizado 16/11/2025 20:41

Vó Pifa, como era conhecida Epifânia Maria de Jesus Mendes, morreu aos 108 anos em decorrência de insuficiência respiratória, em Brasília. Dona de um espírito sempre jovem, a pioneira ganhou destaque nacional em 2019 ao receber, no programa de Rodrigo Faro, o prêmio de mulher mais velha da América Latina a fazer uma tatuagem, feito conquistado aos 102 anos. No total, ela tinha quatro tatuagens.

Receba no seu email as notícias de Metrópoles DF
Frequência de envio: Diário
Ver todasNascida em Correntina, na Bahia, Vó Pifa chegou ao Centro-Oeste, especialmente em Goiás, acompanhando o marido, que integrou as equipes de trabalhadores responsáveis pela construção de Brasília. A família participou dos primeiros anos da nova capital e ajudou a erguer a cidade que se tornaria seu lar definitivo.
Do lar, Epifânia criou 14 filhos e acompanhou de perto o crescimento de netos e bisnetos. Gostava de encontros familiares, cantar, recitar poesias, viajar para a praia e tomar cerveja ou vinho, hábitos que manteve por toda a vida.









