metropoles.com

PF derruba esquema de furto e revenda de computadores de órgãos públicos

Policiais cumprem mandados para continuar apurações sobre furto, receptação e revenda de itens do Ministério do Desenvolvimento Regiona

atualizado

Compartilhar notícia

Divulgação PF
foto-pf-operacao-furto-equipamentos
1 de 1 foto-pf-operacao-furto-equipamentos - Foto: Divulgação PF

Policiais federais cumprem, nesta terça-feira (13/9), dois mandados de busca e apreensão no Distrito Federal, no âmbito da Operação Chiaroscuro. A ação dá continuidade às investigações que resultaram da prisão em flagrante do dono de uma loja de informática na Asa Norte, em 6 de abril.

No estabelecimento, o proprietário revendia computadores furtados de empresas privadas e de órgãos públicos federais, como Ministério do Desenvolvimento Regional.

O cumprimento dos mandados ocorreu devido à identificação de mais duas pessoas que teriam envolvimento com o esquema de receptação e revenda dos computadores.

À época, procedimentos dos departamentos de controle interno e da corregedoria do Ministério de Desenvolvimento Regional levaram às informações sobre os desvios. Acionada para investigar o caso, a Polícia Federal (PF) encontrou anúncios dos equipamentos em sites de vendas.

À época, o dono da loja de informática, que não teve o nome divulgado, foi detido com dezenas das mercadorias desviadas do órgão federal, e a PF deu continuidade às investigações.

Veja os itens apreendidos:

0

Caso sejam denunciados à Justiça, os suspeitos podem responder por crime de receptação qualificada, que prevê prisão de três a oito anos e pagamento de multa.

O nome da operação tem relação com a atuação dos investigados. A palavra “chiaroscuro” vem do italiano e, em tradução livre, significa “claro-escuro”. O termo faz referência à maneira que os investigados usavam lojas legais para vender itens obtidos de maneira ilícita.

Com informações da Polícia Federal

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?