metropoles.com

Pelo segundo dia seguido, chuva deixa regiões do DF sem energia elétrica

Além disso, há relatos de pistas alagadas em vários locais da cidade e até desabamento de partes de teto de restaurante

atualizado

Compartilhar notícia

Hugo Barreto/Metrópoles
Chuva DF
1 de 1 Chuva DF - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

Pelo segundo dia seguido, um forte temporal causou transtorno para os moradores do Distrito Federal. Em diversos pontos da cidade, falta de luz, correntes d’água e desabamentos parciais de estruturas foram o resultado da forte chuva desta quinta-feira (4/2).

Segundo relatos de internautas, o Setor de Mansões de Sobradinho está sem luz há mais de duas horas. Na W3 Sul, os carros tiveram dificuldades em transitar devido a forte correnteza. No Pontão do Lago Sul, parte do teto do restaurante Gran Bier desabou.

Há ainda relatos de tesourinhas alagadas, com carros submersos e a central do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF) saiu do ar devido à falta de luz.

Veja imagens:

O que diz a CEB

A Companhia Energética de Brasília (CEB) lembra que “a falta de energia é inerente ao serviço de distribuição de energia, sendo inclusive regulamentada pela ANEEL [Agência Nacional de Energia Elétrica]”.

Segundo a estatal, o papel fundamental da distribuidora é estar preparada para atuar nas ocorrências com rapidez e segurança, garantindo o restabelecimento da energia no menor tempo possível. Ainda segundo a CEB, diversos são os motivos que podem levar à falta de energia, como postes abalroados, quedas de árvores sobre as redes, descargas atmosféricas que podem causar ruptura de cabos.

A companhia divulgou que, até às 19h38, havia 442 chamados aguardando atendimento em todo o DF, conforme regiões abaixo:

  • Leste (220)
  • Centro (82)
  • Oeste (165)
  • Sul (39)

A empresa disse ainda que, com as fortes chuvas que voltaram a cair em diversos locais da cidade no final dessa quinta-feira, houve grande número de demandas pontuais na cidade, em especial na Região Leste (Paranoá, Planaltina e Sobradinho) e na Região Oeste (Ceilândia, Taguatinga e Brazlândia).

“Até aquele horário, as equipes de plantão já haviam atendido 299 demandas de falta de energia em todo o DF”, informou. A Ceb não divulgou novas atualizações.

Os clientes que eventualmente estejam sem energia devem registrar o chamado na CEB: eles serão atendidos por ordem de registro, considerando-se os casos emergenciais e prioritários. E sugere que os clientes usem o aplicativo para smartphones CEB Distribuição.

Novo dia, mesmos problemas

Na noite anterior, ficaram sem luz Asa Norte, Lago Norte, Sobradinho e Guará II. Em Águas Claras, moradores relataram um pico que deixou a internet em muitos locais instável.

Na Asa Norte, as quadras 711, 106, 107, 116, 911, 116 e 109 foram afetadas pelo apagão. O mesmo ocorreu em algumas localidades do Guará II, como na QE 28.  No Lago Norte, residentes da QI 9 também se queixaram da falta de luz.

Veja fotos: 

0

Segundo a CEB, o problema foi gerado por uma ocorrência nas linhas de 138 kV que alimentam a Subestação Brasília Norte. “Houve uma breve interrupção no fornecimento de energia a algumas regiões, como Asa Norte, Lago Norte, Sobradinho, Planaltina e área rural da Região Leste. Nossas equipes de manutenção estão realizando uma vistoria para identificar o possível motivo do ocorrido”, registrou a estatal na noite dessa quarta (3/2).

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?