metropoles.com

PCDF apura esquema que usava e-mail falso do TJDFT para aplicar golpes

Estelionatário alvo de manado de busca em Campinas (SP) usava contas bancárias em nomes de laranjas para receber o dinheiro de prefeituras

atualizado

Compartilhar notícia

Istock
Computer Hacker With Gloves Stealing Information On Laptop Closeup
1 de 1 Computer Hacker With Gloves Stealing Information On Laptop Closeup - Foto: Istock

Investigadores da Delegacia Especial de Repressão aos Crimes Cibernéticos (DRCC) deflagraram operação para desarticular um esquema criminoso que usava e-mails falsos da Vara de Fazenda Pública do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT) para aplicar golpes em vários municípios país afora.

Um estelionatário que mora em Campinas, em São Paulo, foi alvo do mandado cumprido pela PCDF, nesta terça-feira (6/7). De acordo com as apurações, o golpista usava endereços eletrônicos falsos e documentos igualmente frios para cobrar supostas dívidas tributárias contraídas por prefeituras em vários estados.

Quando os policiais chegaram à residência do suspeito, ele usava o computador para aplicar novos golpes. “As prefeituras eram induzidas a realizarem o pagamento sob a ameaça de terem as contas bloqueadas”, explicou a delegada Regilene Siqueira Rozal. A DRCC ainda irá apurar o tamanho do rombo provocado.

Durante a diligência, realizada na residência do autor, foram localizados aparelhos eletrônicos (celular e notebook) usados para a prática do crime, documentos e anotações diversas, valores em espécie e dezenas de cartões bancários, confirmando a prática dos golpes. “O suspeito usava contas bancárias em nome de laranjas para receber o dinheiro repassado pelas prefeituras que eram enganadas”, ressaltou o delegado-chefe da DRCC, Giancarlos Zuliani.

Durante a operação, a PCDF contou com o apoio da  Divisão de Investigações Criminais de Campinas (DEIC) e do Grupo de Operações Especiais (GOE).

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?