Inscreva-se no canal MetrópolesTV no YouTube
Distrito Federal

Passagens do Entorno do DF terão novo reajuste nos próximos dias

Percentual ainda está em cálculo; último aumento, de 2,9%, entrou em vigor em setembro de 2025

11/02/2026 13:55, atualizado 11/02/2026 14:25
Compartilhar notícia
Hugo Barreto/Metrópoles (@hugobarretophoto)
Passageira - Metrópoles

Moradores do Entorno do Distrito Federal devem se preparar para um novo aumento no valor das passagens de ônibus. A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) informou que haverá reajuste nas tarifas dos serviços semiurbanos na segunda quinzena de fevereiro.

Segundo a agência, o percentual da nova correção ainda está em fase de cálculo, pois depende da consolidação de índices e informações econômicas, incluindo dados referentes a dezembro de 2025.

Somente após a finalização dessa etapa serão definidos os novos valores.

O último reajuste tarifário, de 2,9%, passou a valer em 23 de setembro do ano passado.

Atualmente, as tarifas variam de acordo com o município de origem.

Confira os valores definidos pela ANTT, em vigor após o último aumento:

  • Águas Lindas (GO): R$ 11,15;
  • Luziânia (GO):  R$ 12,05 (trecho até Taguatinga);
  • Planaltina (GO): R$ 11,35;
  • Novo Gama (GO): R$ 12,05;
  • Santo Antônio do Descoberto (GO): R$ 10,45;
  • Valparaíso (GO): R$ 7,80.

Consórcio entre DF e GO

Este será o segundo reajuste das passagens do Entorno em menos de seis meses. Paralelamente, os governos do Distrito Federal e de Goiás discutem a criação do Consórcio Interfederativo da Região Metropolitana do Entorno do Distrito Federal (CIRME), com o objetivo de reorganizar a gestão do transporte e, segundo as autoridades, buscar a redução das tarifas.

Em setembro do ano passado, o governador Ibaneis Rocha (MDB) afirmou que as tratativas estavam avançadas. À época, ele disse que tanto o GDF quanto o governo de Goiás já tinham condições de encaminhar projetos de lei às respectivas Casas Legislativas para autorizar a criação do consórcio, dependendo apenas do aval da União e da ANTT.

Em janeiro de 2026, o secretário do Entorno do Distrito Federal, Cristian Viana, afirmou ao Metrópoles que considera “importante” que o consórcio com Goiás para a gestão do transporte público do DF e Entorno “saia do papel ainda esse ano”.

O protocolo de intenções do consórcio está sob análise do governo goiano. Segundo Viana, houve atraso no encaminhamento da minuta por diversos motivos, entre eles, a intenção da ANTT de fazer com que DF e GO se responsabilizassem por todo o passivo [ou obrigações ] dos contratos de concessão.

Após análise de GO, o protocolo de intenções deve ser aprovado pelo Poder Legislativo de cada unidade da Federação para que o consórcio possa ser criado.

Receba no seu email as notícias de Metrópoles DF

Frequência de envio: Diário

Ver todas as newsletters