metropoles.com

Parque da Cidade vai sediar projeto Escola de Esporte a partir de 2021

A ideia é desenvolver um modelo de Centro Olímpico adaptado para as dimensões do maior parque urbano da América Latina

atualizado

Compartilhar notícia

Rafaela Felicciano/Metrópoles
Homem sem camisa andando de bicicleta em parque
1 de 1 Homem sem camisa andando de bicicleta em parque - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

A partir de março de 2021, o programa Escola de Esporte, da Secretaria de Esporte e Lazer (SELDF), irá ganhar um novo lar, o Parque da Cidade Dona Sarah Kubitschek.

O programa deixa o Complexo Aquático Claudio Coutinho, local onde era desenvolvido, e parte para o novo espaço em busca de atender mais pessoas, com maior qualidade.

O formato do projeto também passará por mudanças. Será realizada uma licitação para contratar empresa que disponibilizará o corpo pedagógico, responsável por ministrar as aulas.

As modalidades secas e aquáticas, já oferecidas pelo projeto, continuarão na grade do programa, que ainda ganhará o acréscimo de mais opções coletivas, como escolinhas de futsal, basquete e voleibol.

A ideia é atender pelo menos, 4 mil pessoas, entre crianças, adolescentes, adultos e idosos, que ocuparão toda a extensão do Parque da Cidade. Em 2021, as aulas passam a ser 100% gratuitas – hoje, só alunos da rede pública de ensino não pagam taxa semestral.

0
Equipe

A equipe técnica da pasta do Esporte está avaliando quais as melhores áreas para o desenvolvimento do projeto. A parte aquática, por exemplo, pode ser desenvolvida tanto no Parque de Exposições como na Piscina de Ondas.

Antes a iniciativa ocorria em parceria com a Secretaria de Educação, que cedia professores de educação física. No próximo ano, serão contratados profissionais particulares.

“Essa mudança vai gerar uma economia para o Estado”, explica o subsecretário de Esporte, Lazer e Espaços Esportivos, Flamarion Vidal Araújo. Segundo ele, o estudo para construção da piscina está sendo finalizado e o edital para contratação da empresa sairá ainda neste ano.

“A Escola de Esporte será um modelo de Centro Olímpico adaptado para a grandiosidade do Parque da Cidade”, reforça a secretária de Esporte e Lazer, Celina Leão. Desde o início da pandemia, as turmas presenciais foram substituídas por aulas on-line, o que deve continuar até dezembro.

Entenda a troca de endereço

A mudança de endereço do projeto Escola de Esporte ocorreu porque o Complexo Aquático Claudio Coutinho, onde antes era desenvolvida a iniciativa, faz parte da área hoje administrada pela Arena BSB, que também  inclui o Ginásio Nilson Nelson e o Estádio Nacional Mané Garrincha.

Essa substituição de administração – da iniciativa pública para a privada – motivou a Secretaria de Esporte e Lazer a levar o projeto para o Parque da Cidade, tendo em vista que o novo espaço continua localizado na área central da capital. (Com informações da Secretaria de Esporte)

Compartilhar notícia