metropoles.com

Parecer do MPE rejeita impugnação de mandato de Luis Miranda

Ministério Público Eleitoral considerou improcedente ação contra deputado, acusado de compra de votos e abuso de poder econômico

atualizado

Compartilhar notícia

Divulgaçāo Democratas
Deputado Federal Luis Miranda
1 de 1 Deputado Federal Luis Miranda - Foto: Divulgaçāo Democratas

Parecer do Ministério Público Eleitoral (MPE) rejeita as acusações de crimes eleitorais contra o deputado federal Luis Miranda (DEM). O parlamentar do DF é alvo de denúncias de abuso de poder econômico, compra de votos e uso irregular das redes sociais.

A ação de impugnação do mandato conquistado nas eleições de 2018 é assinada por Joaquim Domingos Roriz Neto, o ex-deputado federal Laerte Bessa, Paulo Fernando Melo da Costa e o diretório regional do Patriota. O parlamentar é acusado de promover suposto sorteio irregular de iPhones em troca de votos. Miranda nega as acusações e alega inocência.

Após a análise do caso, o procurador regional eleitoral substituto em exercício, Zilmar Antonio Drumond, recomendou a improcedência da ação. Para ele, ao longo da avaliação, não foram apontados elementos para justificar as acusações de corrupção e captação ilícita de sufrágio.

No caso da denúncia do sorteio de telefones em troca de votos, Drumond escreveu: “As partes autoras não se desincumbiram de provar que o sorteio de tais equipamentos eletrônicos estivesse relacionado à disputa eleitoral, em ordem a macular a higidez das eleições gerais de 2018 e a livre expressão do pensamento político, exercido nas urnas, por eleitores certos ou determináveis”.

O procurador não encontrou provas para sustentar as denúncias de fraudes e uso indevido de meios de comunicação. Neste contexto, Drumond também alegou que a propaganda eleitoral ocorreu dentro dos trâmites legais e não viu provas de impulsionamento ilegal das redes sociais.

O processo segue tramitando na Justiça Eleitoral.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?