metropoles.com

Para buscas e operações, PCDF vai investir R$ 665 mil em drones

A corporação ofereceu a agentes e delegados capacitação para o uso desses equipamentos em casos especiais

atualizado

Compartilhar notícia

Hugo Barreto/Metrópoles
Drone branco voando
1 de 1 Drone branco voando - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) vai investir R$ 665 mil na compra de drones e acessórios. A corporação publicou o pregão eletrônico no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) dessa quarta-feira (30/6).

Em agosto no ano passado, a PCDF fez curso para capacitar servidores a usar os equipamentos em operações, especialmente de repressão a sequestros.

Além disso, em julho de 2020, a corporação fez curso específico para técnicos da Defesa Civil, onde foi ensinado mapeamento de áreas vulneráveis e testes de sirenes com esses aparelhos.

O investimento da PCDF aconteceu antes do caso Lázaro Barbosa, 32 anos, que fugiu de policiais do DF e de Goiás por 20 dias no meio da mata. Mas a publicação no DODF ocorreu durante as buscas ao assassino.

Durante a procura ao maníaco, o Corpo de Bombeiros do Distrito Federal (CBMDF) auxiliou com drones de última geração usados no reconhecimento do terreno e para ajudar na localização do foragido.

Os equipamentos contavam com câmera térmica, farol de busca, luz beacon (usada para melhor visualização), além de alto-falantes que podem ser usados para alertas.

A compra de drones pela PCDF vai seguir o critério do menor preço e tem data limite de recebimento de propostas em 14 de julho.

Veja:

pregão

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?