Antes das eleições, Polícia Federal faz teste com drone no Mané Garrincha

Treinamento ocorreu na manhã desta sexta-feira (13/11). O equipamento será usado para monitorar o processo eleitoral no Entorno do DF

atualizado 13/11/2020 19:05

Policial federal faz teste com drone no Estádio Mané GarrinchaDivulgação

A Superintendência Regional de Polícia Federal no Distrito Federal realizou, na manhã desta sexta-feira (13/11), um teste de drone no Estádio Nacional Mané Garrincha. O equipamento será usado para monitorar as eleições municipais no Entorno do DF.

Em todo Brasil, a corporação usará mais de 100 desses equipamentos em todos os estados para auxiliar o trabalho dos policiais na prevenção e repressão a crimes eleitorais. A meta é aumentar a segurança nas eleições deste ano.

As Aeronaves Remotamente Pilotadas serão alocadas em municípios classificados pelo órgão como estratégicos. Segundo a PF, os equipamentos vão sobrevoar as principais zonas eleitorais do Brasil, ajudando na fiscalização e no combate a crimes como boca de urna e transporte ilegal de eleitores, por exemplo.

 

Ainda de acordo com a Polícia Federal, os drones contam com câmeras capazes de realizar zoom suficiente para identificar suspeitos, placas de veículos, entrega de santinhos e situações de compra de votos, com imagens de alta nitidez. As imagens capturadas serão transmitidas a uma equipe que estará preparada para dotar as medidas cabíveis diante de atividades suspeitas.

Além disso, o emprego de drones diminui a presença de policiais nos locais, contribuindo para maior o distanciamento social em meio à pandemia do novo coronavírus.

O primeiro turno das eleições municipais ocorrerá no próximo domingo (15/11). O segundo turno, onde houver, ocorrerá em 29 de novembro.  Os eleitores poderão comparecer às urnas das 7h às 17h, sendo o período entre as 7h e as 10h preferencial para pessoas acima de 60 anos, que compõem o grupo de risco da doença.

0

Últimas notícias