Pane no metrô: após horário de pico, DER e Detran liberam faixas exclusivas
A Estrada Parque Taguatinga (EPTG) chegou a ficar com trânsito intenso no sentido Plano Piloto, com velocidade da via a 17 km/h
atualizado
Compartilhar notícia

O Departamento de Estradas de Rodagem do DF (DER-DF) e o Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) liberaram o trânsito de veículos de passeio nas faixas exclusivas de ônibus nesta terça-feira (28/2). Durante a manhã, as principais vias do Distrito Federal tiveram trânsito intenso devido a um problema no Metrô.
Em nota enviada ao Metrópoles, os dois órgãos afirmam que a liberação “permanecerá até que a Companhia do Metropolitano do Distrito Federal (Metrô DF) tenha seu funcionamento normalizado”.
A liberação das faixas exclusivas contemplam os seguintes corredores:
- Estrada Parque Taguatinga (EPTG/DF-085)
- Estrada Parque Núcleo Bandeirante (EPNB/DF-075)
- Setor Policial
- W3 sul e norte
Inicialmente, o DER-DF havia negado a liberação das vias, afirmando que “as medidas para amenizar o tráfego intenso nas rodovias distritais nos horários de pico já são realizadas todos os dias”. Após o horário de pico da manhã, decidiu rever a decisão.
A Estrada Parque Taguatinga (EPTG) teve trânsito intenso no sentido Plano Piloto nesta manhã, e os motoristas chegaram a circular a apenas 17 km/h. A via Estrutural também esteve congestionada, com velocidade de 23 km/h.

Trânsito intenso na Estrada Parque Taguatinga (EPTG) Breno Esaki/Especial Metrópoles

Rodoviária do Plano Piloto tem movimento mais intenso após problemas no metrô Hugo Barreto/Metrópoles

População enfrenta superlotação nos coletivos Hugo Barreto/Metrópoles

Ônibus atrasados e lotados Hugo Barreto/Metrópoles

Na Rodoviária do Plano Piloto e nas outras estações do metrô, portões para acesso aos trens amanheceram fechados Hugo Barreto/Metrópoles
Pane
Passageiros do Distrito Federal que dependem do sistema metroviário enfrentam o caos nesta terça-feira (28/2). Todas as estações do Metrô-DF amanheceram fechadas devido a um problema de sinalização. O resultado são paradas e ônibus lotados e trânsito pesado.
De acordo com a Companhia do Metropolitano, a causa do problema foi o rompimento de cabos de fibra ótica provocado por ato de vandalismo. “Houve ainda furto de cabos de energia. Neste momento, as equipes de manutenção estão trabalhando nos locais”, destacou a empresa em nota, por volta das 8h30.

Pane no metrô do DF gerou filas de passageiros em pontos de ônibus em Taguatinga

Ônibus partiam lotados de passageiros em Taguatinga Breno Esaki/Especial Metrópoles

Passageiros aguardavam ônibus que vinham lotados

Pane no metrô foi causada por furto de cabos de energia Breno Esaki/Especial Metrópoles

Filas em pontos foram registradas em todo o DF Breno Esaki/Especial Metrópoles

Passageiros se espremem em ônibus Breno Esaki/Especial Metrópoles

Coletivos saíam lotados Breno Esaki/Especial Metrópoles

Passageiros tentam entrar em ônibus lotado Breno Esaki/Especial Metrópoles

Trânsito foi prejudicado pela pane no metrô do DF Breno Esaki/Especial Metrópoles
O Metrô-DF informa ainda que foi elaborada uma estratégia para restabelecimento do sistema e reparo das fibras rompidas “para que os trens voltem a circular o mais breve possível”.
A companhia esclarece ainda que o sistema de sinalização e controle é responsável por enviar a informação da localização de cada trem na via para o centro de controle. “O sistema impede a aproximação deles e, por segurança, reduz a velocidade de tráfego em determinado trecho quando há falha”, detalha a empresa.