metropoles.com

Metrô-DF diz que pane geral foi causada por vandalismo e furtos de cabos

Companhia do Metropolitano do Distrito Federal informou que causa de problemas de sinalização foram rompimento e furto de cabos por vândalos

atualizado

Compartilhar notícia

Hugo Barreto/Metrópoles
Rodoviárias lotadas após metrô fechado (8)
1 de 1 Rodoviárias lotadas após metrô fechado (8) - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

A Companhia do Metropolitano do Distrito Federal (Metrô-DF) informou, na manhã desta terça-feira (28/2), que os problemas de sinalização verificados no sistema de transporte foram provocados por atos de vandalismo.

Furtos de cabos da rede levaram a uma pane geral, à interrupção da circulação dos trens e ao fechamento de todas as estações de metrô nesta manhã. Até o momento, não há previsão de retomada do funcionamento do modal.

“A causa do problema foi o rompimento de cabos de fibra ótica por ato de vandalismo. Houve, ainda, furto de cabos de energia. Neste momento, as equipes de manutenção trabalham nos locais [afetados]”, comunicou a Metrô-DF.

0

A empresa elaborou uma estratégia para restabelecimento do sistema e reparo das fibras rompidas, a fim de colocar o metrô de volta em circulação “o mais brevemente possível”.

Mais cedo, a Metrô-DF havia comunicado que as falhas podem ser causadas por ocorrências diversas, como:

  • Raios;
  • Curtos-circuitos;
  • Queda de energia;
  • Atos de vandalismo;
  • Rompimento de cabo ou de fibra óptica;
  • Defeito em componentes dos diversos equipamentos espalhados pela via;
  • Falha nos computadores que compõem o Sistema de Sinalização ou no Sistema de Transmissão de Dados.

O Sistema de Sinalização e Controle é responsável por enviar a informação da localização de cada trem na via para o centro de controle. Além disso, “impede a aproximação dos metrôs e, por segurança, reduz a velocidade de tráfego em determinado trecho quando há falha”.

Veja como ficaram algumas paradas de ônibus:

0
0
Reforço nas linhas

A Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob) informou à Companhia do Metropolitano do Distrito Federal (Metrô-DF) que reforçaria o número de coletivos nas ruas.

Enquanto durar a manutenção no sistema metroviário, as linhas de ônibus com destino ao Plano Piloto, a partir das seguintes cidades, terão reforço, especialmente as que operarem em áreas de influência do metrô, segundo a Semob:

  • Águas Claras;
  • Ceilândia;
  • Samambaia;
  • Taguatinga.

“Os técnicos da secretaria estão monitorando o sistema e orientando as concessionárias no sentido de que ofereçam mais viagens nas linhas e nos horários mais demandados”, completou a Semob.

As faixas exclusivas de ônibus não foram liberadas para carros de passeios, segundo o Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER-DF).

O órgão informou que a mudança “não se faz necessária porque as medidas para amenizar o tráfego intenso nas rodovias distritais nos horários de pico já são realizadas todos os dias com as operações de reversão de fluxo”.

Confira imagens das estações e do trânsito:

0

 

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?

Notificações