Palpites e opiniões sobre Lázaro e polícia dominam disque-denúncia
Serviço criado no último domingo (20) para informações sobre o paradeiro de Lázaro Barbosa recebeu 3,5 mil ligações até esta terça (22)

O disque-denúncia criado pela Secretaria de Segurança Pública de Goiás (SSP-GO) para informações sobre o paradeiro de Lázaro Barbosa de Sousa, 32 anos, recebeu mais de 3,5 mil ligações entre domingo (20/6), quando foi criado, até esta terça (22).
No entanto, conforme a delegada Paula Meotti, chefe da Comunicação da Polícia Civil do Goiás (PCGO), cerca de 90% das denúncias são irrelevantes para a efetiva localização do criminoso.
“A esmagadora maioria não é nem narrativa a respeito de avistamento ou informações para as investigações, mas palpites da população, opiniões pessoais de como deveria ser feito o trabalho policial, como armar armadilha”, pontuou.
Quem tiver informações verdadeiras e importantes sobre o paradeiro de Lázaro pode ligar para o telefone (061) 99839-5284. “É um número que funciona 24h por dia, mas a gente pede responsabilidade da população, que se limite a nos encaminhar informações reais, dados concretos que de fato eles tenham conhecimento”, destacou Paula Meotti.
Entre no canal de WhatsApp do Metrópoles DF
Receba no seu email as notícias de Metrópoles DF
Frequência de envio: Diário
Ver todasA delegada explica que as ligações com informações sobre Lázaro são checadas antes de os policiais se deslocarem. Por isso, ela reforça o pedido para que não sejam propagadas notícias falsas.
De acordo com a delegada, quem passar informações falsas ou trotes está sujeito a responder criminalmente. “Há a possibilidade de a pessoa responder criminalmente, mas a gente sempre ressalta que tem uma questão de responsabilidade social, porque é até um desperdício de recursos públicos uma viatura, uma equipe de policiais checar uma informação que não ocorreu. Então, a gente chama a população para que nos auxilie, mas que auxilie com responsabilidade”, concluiu.
Diuturnamente
Em nota divulgada na noite desta terça, a Secretaria de Segurança Pública de Goiás (SSP-GO) informou que a força-tarefa continua avançando nas buscas a Lázaro Barbosa: “A operação acontece diuturnamente”.
Dois estrondos seguidos foram ouvidos nesta noite, em uma região entre Girassol e o presídio de Águas Lindas de Goiás, Entorno do DF. A área está cercada pelos policiais que caçam Lázaro há 14 dias.
Procurada sobre eventuais explosões, a força-tarefa informou que não houve registro dessa natureza no perímetro em que eles estão trabalhando. O barulho pode ter sido de rojões disparados na vizinhança por populares.
A SSP-GO também não confirmou se Lázaro está na área em que a polícia faz buscas nesta noite. Mas o movimento de viaturas e policiais com forte armamento é intenso no local desde o final da tarde, quando um lençol sujo foi encontrado na rota do foragido.
A perícia vai avaliar se há vestígios de sangue na peça ou apenas sujeira de terra, e confirmar se foi usado por Lázaro. A força-tarefa que caça o suspeito de matar uma família no DF e balear outras quatro pessoas numa série de assaltos em chácaras no DF e em Goiás foi acionada pelos moradores e cães farejadores estão na área.
Desde que saiu do DF, Lázaro trocou tiros duas vezes com a polícia e também com um caseiro de uma chácara em Areia Branca, fazendo uma família refém. No entanto, desde a quinta-feira passada (17), não há informações oficiais sobre a presença dele na região.
Rendição
Em entrevista exclusiva à reportagem, o criminalista assegurou que foi abordado por um grupo religioso que estaria auxiliando Lázaro. “Me especularam se eu tinha condições de garantir a integridade física dele”, afirmou o defensor, que pediu para não ser identificado.
O advogado não ficou com o caso, mas ressaltou que Lázaro poderia ter escapado do cerco policial, que conta com 270 agentes, e estaria escondido em outro município goiano.S
A Secretaria de Segurança Pública de Goiás disse que não chegou à força-tarefa informação no sentido da rendição de Lázaro. “Caso o fugitivo realmente esteja sendo representado por algum advogado e haja esse interesse, é solicitado que a força-tarefa seja procurada”, destaca.
Veja fotos das operações em Goiás:
A Polícia Civil de Goiás (PCGO) apura se o carro encontrado carbonizado na manhã desta terça, em uma região de mata de Girassol, é o mesmo que fugiu de uma abordagem em uma das barreiras montadas pela força-tarefa que busca por Lázaro, na BR-070. A perícia recolheu material para analisar se Lázaro esteve no veículo.
Chacina
Lázaro é suspeito de matar Cláudio Vidal de Oliveira, 48 anos, Gustavo Marques Vidal, 21, e Carlos Eduardo Marques Vidal, 15. Ele ainda sequestrou Cleonice Marques de Andrade, 43 anos, esposa de Cláudio e mãe das outras vítimas. O crime ocorreu na madrugada de 9 de junho, no Incra 9, em Ceilândia.
O corpo de Cleonice foi encontrado dias depois, em um matagal. O cadáver estava sem roupa e com um corte nas nádegas, em uma zona de mata perto da BR-070.
A morte de Cleonice refletiu a crueldade de Lázaro Barbosa de Sousa, 32. O criminoso, autor da chacina que ainda tirou a vida do marido e dos dois filhos da mulher, permanece foragido há seis dias. Caçado por uma coalização de forças policiais, o maníaco arrancou uma das orelhas e executou Cleonice com um tiro na nuca.
Desde que matou a família Vidal, Lázaro vem entrando e saindo de propriedades, fazendo novas vítimas. Ainda no Incra 9, em Ceilândia, ele invadiu outros dois locais. Em Goiás, ele tem se escondido na região entre Girassol, Edilândia e Cocalzinho, Entorno do DF.
Família Vidal:










































