metropoles.com

Pai que mantinha filho de 6 anos em jaula no DF é solto pela Justiça

O Ministério Público do DF não se manifestou pela manutenção da detenção do acusado, que foi solto com medidas cautelares impostas

atualizado

Compartilhar notícia

Divulgação/PMDF
Menino jaula DF
1 de 1 Menino jaula DF - Foto: Divulgação/PMDF

A Justiça do Distrito Federal concedeu, nesta segunda-feira (15/3), liberdade provisória a Hélio Batista dos Reis, autuado por manter o filho de 6 anos preso dentro da grade da caçamba de uma caminhonete. A criança foi encontrada com marcas de espancamento, nesse domingo (14/3), na Estrutural.

Em audiência, o Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) se manifestou pela concessão de liberdade provisória com fixação de cautelares. Ao decidir, o magistrado frisou que “não houve requerimento de prisão e, sem requerimento, a concessão de liberdade provisória é obrigatória”.

Dentre as medidas cautelares impostas, o homem deve comparecer a todos os atos do processo e está proibido de ausentar-se do Distrito Federal por mais de 30 dias, a não ser que autorizado pelo juiz. O inquérito policial será encaminhado para a 4ª Vara Criminal de Brasília, onde o processo irá tramitar.

“Bateu com chicote”, disse menino

Depois de ser resgatado pela Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF), a criança denunciou as agressões do pai. O garoto foi encontrado por volta das 22h30 de domingo (14/3), com marcas de espancamento pelo corpo.

Segundo testemunhas, o pai do menino, de 31 anos, brigou com a esposa e, depois, espancou o filho, usando o fio de um carregador de celular. Em seguida, arrastou a criança pelo chão e a deixou dentro do veículo.

Em vídeo gravado por um dos policiais que atendeu a ocorrência, a criança descreveu a violência. O menino relatou que o agressor bateu nele “com um chicote”.

Veja, abaixo, o momento em que a criança é encontrada:

0

 

Após acharem o garotinho, os policiais do Grupo Tático Operacional do 15º Batalhão de Polícia Militar (Gtop 35) deram uma camisa para ele vestir e o retiraram da caminhonete. A criança foi encaminhada ao Instituto de Medicina Legal (IML) e, depois, ficou aos cuidados de uma tia.

O agressor foi preso em flagrante e levado para a 1ª Delegacia de Polícia (Asa Sul). De acordo com a ocorrência registrada na Polícia Civil (PCDF), o pai foi autuado por lesão corporal no âmbito de violência doméstica e, agora, está à disposição da Justiça.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?