Pela primeira vez, médicos anestesistas se revezam para realizar o acompanhamento de pacientes oncológicos no Hospital de Base de Brasília (HBB). Os profissionais participam da iniciativa com o objetivo de operar mais pacientes. De 1° a 17 deste mês, foram feitas 13 cirurgias mastológicas e sete ginecológicas. A previsão do grupo é realizar 60 operações até o fim da campanha.
O projeto faz parte do Outubro Rosa, campanha de conscientização que tem como objetivo principal alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e, mais recentemente, sobre o câncer de colo do útero.
Uma dessas voluntárias é a anestesista Maria Helena Ernesto do Rego. Aposentada há um ano e meio, ela voltou ao Hospital de Base para auxiliar na operação de alguns pacientes. “Gosto muito do hospital, acho muito importante ajudar ao próximo. Antecipar a cirurgia de alguns pacientes que já esperavam há algum tempo é um alivio”, afirma Maria Helena.
De acordo com o coordenador de Serviço de Anestesiologia do Hospital de Base, Marcus Aviz, há uma carência de anestesistas em todo DF. Por isso, esse projeto de voluntariado tem a meta de ajudar a zerar a fila de cirurgias. “Estamos pedindo ajuda de todos os profissionais disponíveis”, declara Aviz.

Grupo de voluntárias Arquivo pessoal

Sala de mastologia Arquivo pessoal

Marcus Aviz, coordenador do Serviço de Anestesiologia do Hospital de Base Arquivo pessoal

Maria Helena Ernesto do RegoArquivo pessoal

Grupo de voluntárias Arquivo pessoal cedido ao Metrópoles
O profissional que quiser ser voluntário tem que ser colaborador da Secretária de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) e do Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (Iges-DF).
Para o voluntariado e mais informações: marcusaviz@hotmail.com