hospital de base - outubro rosa - cancer

Outubro Rosa: anestesistas voluntários ajudam a zerar fila de cirurgias

Projeto desenvolvido no Hospital de Base de Brasília (HBB) tem o objetivo de realizar 60 operações em mulheres com câncer até o final do mês

atualizado 19/10/2021 20:37

hospital de base - outubro rosa - cancerArquivo pessoal cedido ao Metrópoles

Pela primeira vez, médicos anestesistas se revezam para realizar o acompanhamento de pacientes oncológicos no Hospital de Base de Brasília (HBB). Os profissionais  participam da iniciativa  com o objetivo de operar mais pacientes. De 1° a 17 deste mês, foram feitas 13 cirurgias mastológicas e sete ginecológicas. A previsão do grupo é realizar 60 operações até o fim da campanha.

O projeto faz parte do Outubro Rosa, campanha de conscientização que tem como objetivo principal alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e, mais recentemente, sobre o câncer de colo do útero.

Uma dessas voluntárias é a anestesista Maria Helena Ernesto do Rego. Aposentada há um ano e meio, ela voltou ao Hospital de Base para auxiliar na operação de alguns pacientes. “Gosto muito do hospital, acho muito importante ajudar ao próximo. Antecipar a cirurgia de alguns pacientes que já esperavam há algum tempo é um alivio”, afirma Maria Helena.

De acordo com o coordenador de Serviço de Anestesiologia do Hospital de Base, Marcus Aviz, há uma carência de anestesistas em todo DF. Por isso, esse projeto de voluntariado tem a meta de ajudar a zerar a fila de cirurgias. “Estamos pedindo ajuda de todos os profissionais disponíveis”, declara Aviz.

0

 

O profissional que quiser ser voluntário tem que ser colaborador da Secretária de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) e do Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (Iges-DF).

Para o voluntariado e mais informações: [email protected]

Mais lidas
Últimas notícias