metropoles.com

Operação Carnaval: GDF faz alerta à população sobre tráfico de pessoas

Nessa sexta-feira (12), véspera de Carnaval, a Sejus realizou ação informativa em rodovia do DF, alertando sobre o crime nesta época do ano

atualizado

Compartilhar notícia

Divulgação
Fachada Sejus DF
1 de 1 Fachada Sejus DF - Foto: Divulgação

A Secretaria de Justiça e Cidadania do Distrito Federal (Sejus) realizou ação de conscientização contra o tráfico de pessoas, nessa sexta-feira (12/2), na Unidade Operacional da Polícia Rodoviária Federal (PRF), na BR-020. A Operação Carnaval ocorreu das 9h às 12h, em parceria com a PRF.

O intuito da ação foi “sensibilizar a população do DF, procedendo a orientações e panfletagem de materiais e informativos a respeito do crime de tráfico de pessoas”. “Apesar de pouco conhecido, é um crime que se tornou mais frequente, sobretudo em épocas festivas, como o Carnaval, em que há uma grande circulação de pessoas”, informou a pasta.

No crime de tráfico de pessoas, seres humanos são comercializados, escravizados, explorados e privados de suas vidas. Um total de 63,2 mil vítimas de tráfico foram identificadas em 106 países e territórios entre 2012 e 2014, de acordo com relatório publicado pelo Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC).

Ainda segundo a UNODC, em 2014, as autoridades brasileiras relataram 44 vítimas de tráfico, para fins de exploração sexual, 26 mulheres adultas e 18 crianças do sexo feminino. Em 2015, foram 101 vítimas traficadas para o mesmo fim no país, sendo 51 mulheres adultas e 50 meninas. Com o mesmo objetivo em 2016, as autoridades locais relataram 75 vítimas, 33 mulheres adultas e 42 crianças do sexo feminino.

0

“Considero esse tema importante, porque é preciso conscientizar a população sobre a gravidade desse tipo de crime e, para isso, é muito importante denunciar. Os canais de denúncia servem para reduzir e prevenir as ocorrências de tráfico humano no DF”, disse a secretária de Justiça e Cidadania, Marcela Passamani.

A iniciativa da Sejus, em parceria com a PRF, contou com a participação da Subsecretaria de Apoio a Vítimas de Violência (Subav) e da Gerência de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas e Apoio ao Migrante (Getpam).

Para denúncias sobre este tipo de crime, disque 100 ou ligue 180.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?