Ocupação de UTIs Covid pediátricas chega a 100% na rede pública do DF

Na tarde desta sexta-feira (19), hospitais públicos da capital somam apenas 3 UTIs neonatais e 3 adultas livres para pacientes com Covid-19

atualizado 19/03/2021 17:24

Vice-governador Paco Britto entrega oito leitos da UTI neonatal do HMIB Rafaela Felicciano/Metrópoles

A taxa de ocupação de unidades de terapia intensiva (UTIs) voltadas para pacientes pediátricos com Covid-19 na rede pública do Distrito Federal atingiu 100% no início da tarde desta sexta-feira (19/3). Os dados constam na atualização mais recente, feita às 12h10, do sistema InfoSaúde, do Governo do Distrito Federal (GDF).

A internação de meninos e meninas da capital com quadros clínicos graves de Covid-19 vem subindo. Em todo o ano de 2020, apenas oito crianças brasilienses precisaram de leitos de UTI no DF. Os dois primeiros meses de 2021 quase se igualam ao total do ano anterior.

Na quinta (18/3), o índice de ocupação de UTIs Covid pediátricas havia chegado a 90%. Mas, durante a tarde, cinco das nove crianças internadas em UTI no HCB tiveram resultado negativo para o exame do novo coronavírus e, por isso, foram remanejadas.

Apesar disso, as unidades já foram ocupadas novamente e, agora, todos os 10 leitos de UTI públicos existentes para tratar crianças com o novo coronavírus na capital estão preenchidos.

Vagas gerais

Neste momento, há, na rede pública, 382 leitos para Covid-19 preenchidos e seis vagos. A taxa geral de ocupação é, então, de 98,45%. Dos leitos disponíveis, três são neonatais e três adultos. Outros 21 estão aguardando liberação.

Além disso, até as 13h15, a lista de espera por UTI na rede pública tinha 223 pessoas com suspeita ou confirmação de infecção pelo novo coronavírus aguardando leitos. Já a fila por UTIs em geral tem 310 pacientes. Esse último dado foi atualizado às 14h.

Veja os dados: 

Publicidade do parceiro Metrópoles 1
0

A rede privada de saúde está com taxa de ocupação de 98,47%. São 387 leitos de UTI Covid ocupados, apenas sete disponíveis — um deles é pediátrico — e há outro bloqueado. Os dados sobre as UTIs em hospitais particulares do DF foram atualizados pela última vez às 11h10.

Mais lidas
Últimas notícias