metropoles.com

Noroeste lidera retomada do setor imobiliário no DF

Anuário do Mercado Imobiliário QB revela que, em 2021, quase 6,6 mil unidades foram lançadas no DF. O que resultou na injeção de R$ 3,4 bi

atualizado

Compartilhar notícia

Rafaela Felicciano/Metrópoles
Noroeste
1 de 1 Noroeste - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

O mercado imobiliário do Distrito Federal apresentou sinais de recuperação após cerca de 10 anos de seu auge, em 2010. O bairro Noroeste liderou o setor de ofertas de imóveis no ano passado. Em seguida, Samambaia e Águas Claras completam o pódio. Ao todo, foram lançadas quase 6,6 mil unidades em 2021, o que resultou na injeção de R$ 3,4 bilhões no ramo.

Os dados são do Anuário do Mercado Imobiliário QB (veja gráfico abaixo), que também revela que o Noroeste liderou o número de lançamentos no DF no ano passado ─ com 24 empreendimentos e 1.387 unidades. Samambaia teve um número maior de unidades ─ 1.403 ─, mas lançou menos empreendimentos: 13 ao todo. O terceiro colocado é o Sudoeste, com cinco lançamentos e 234 unidades.

Veja dados do levantamento:

0

Ainda relativo a 2021, o volume de vendas no DF foi de 4.032 unidades. Uma redução de quase 80% quando comparado com 2010, ano de melhor desempenho do setor ─ responsável pela venda de 19.887 imóveis. Apesar de ter um volume menor de vendas, quando comparado com 2020, o Valor Geral de Vendas (VGV) de 2021 ficou acima (veja gráfico acima).

O VGV representa a soma do potencial valor de venda de todas as unidades de um empreendimento a ser lançado.

“Com a retomada o setor pôde gerar mais de 60 mil empregos diretos e indiretos. O mercado ganha espaço em paralelo ao crescimento de grandes polos econômicos de Brasília, que despertam o interesse de muitos compradores de imóveis, afirmam os sócios diretores da QuadraImob, Leonel Alves e Rogerio Oliveira.

“Nesta pesquisa, foi possível segmentar o panorama de ofertas para cada região, dando um novo olhar para o mercado no DF”, completam.

Aliado à melhor performance de vendas do ano passado, o Noroeste corresponde a oferta de 1.627 unidades no período. Já Samambaia e Águas Claras oferecem 1.037 e 890, respectivamente. Do total de 6.876 propostas de venda, 6.399 são de imóveis residenciais enquanto 477, de ocupação comercial.

Mais informações serão apresentadas em um café da manhã, às 8h, desta quinta-feira (17/3), no auditório do Sinduscon. Além da apresentação do anuário, o evento contará com palestras e premiações.

Quer ficar ligado em tudo o que rola no quadradinho? Siga o perfil do Metrópoles DF no Instagram.

Compartilhar notícia