metropoles.com

No DF, quase 20% da população está acima do peso

São quase 600 mil pessoas. No país, a taxa de obesidade passou de 11,8% para 19,8%, entre 2006 e 2018

atualizado

Compartilhar notícia

JKristoffersson, Getty Images
Imagem de homem com sobrepeso medindo a barriga com fita métrica - Metrópoles
1 de 1 Imagem de homem com sobrepeso medindo a barriga com fita métrica - Metrópoles - Foto: JKristoffersson, Getty Images

Brasileiros estão cada vez mais acima do peso. No país, a taxa passou de 11,8% para 19,8%, entre 2006 e 2018. No Distrito Federal, estima-se que, de um universo de 3 milhões de pessoas, cerca de 570 mil estão obesas. São quase 20% da população.

Entre as crianças, a preocupação é maior. Pesquisas apontam que meninos e meninas acima do peso têm 75% mais chance de serem adolescentes obesos. Destes, 89% podem se tornar adultos com sobrepeso.

Dados da vigilância alimentar e nutricional, provenientes dos usuários que tiveram o estado nutricional monitorado em 2019, no contexto da atenção primária, demonstram que, das crianças menores de 10 anos, 47,36% apresentaram excesso de peso, sendo que 14,09% foram diagnosticadas com obesidade.

O governo garante estar atento ao problema. E informa que a rede pública presta atendimento em três níveis diferentes. Nas unidades básicas de saúde, a porta de entrada dos pacientes ocorre o acolhimento e classificação do tipo de excesso de peso para definir como tratar o paciente.

O Centro Especializado em Diabetes, Obesidade e Hipertensão (Cedoh) é um dos locais que recebe esses pacientes. Atualmente, 269 adultos estão sendo acompanhados. Eles recebem atendimentos individuais e em grupo durante dois anos. Depois desse tempo, são encaminhados de volta à atenção primária e, quando necessário, para a cirurgia bariátrica.

Outra iniciativa para o combate ao excesso de peso é o projeto Alimenta aí, Galerinha, uma ação intersetorial com a Secretaria de Educação, que objetiva a formação de servidores das duas secretarias sobre a necessidade e importância de prevenção ao sobrepeso e obesidade infantil, no ambiente escolar.

Em 2019, 40 servidores de 13 unidades escolares do Programa Saúde na Escola com educandos com idade entre seis e dez anos, e de 13 Unidades Básicas de Saúde trabalharam a temática da promoção da alimentação saudável e o lazer ativo como ferramentas para evitar o desvio nutricional.

A quarta-feira (04/03) marca o Dia Mundial da Obesidade. Este ano, o foco é a mudança global sobre histórias que envolvem a obesidade.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?

Notificações