metropoles.com

No DF, 113 mil estão inscritos para o Enem no domingo. Veja detalhes da prova

Primeira avaliação está prevista para este domingo (17/1). Será proibida a entrada e a permanência nos locais de aplicação sem máscara

atualizado

Compartilhar notícia

Rafaela Felicciano/Metrópoles
Alunos em escola
1 de 1 Alunos em escola - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

No Distrito Federal, 113.177 candidatos estão inscritos para realizar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) neste domingo (17/1). Além das mudanças provocadas pela pandemia do novo coronavírus, esta edição traz a novidade da prova em formato on-line. De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), 3.764 estão inscritos para fazer o Enem digital no DF.

Em decorrência da pandemia, o Inep adotou um conjunto de medidas para a aplicação do exame. As provas estão previstas para os dias 17 e 24 de janeiro (versão impressa) e 31 de janeiro e 7 de fevereiro (versão digital). No Brasil, os dois formatos de prova somaram 5.783.483 inscritos.

A aplicação do Enem digital ocorrerá em “modelo-piloto” neste ano. A prova on-line terá a mesma estrutura do exame impresso: 180 questões e redação. Os temas, no entanto, serão diferentes, já que as duas modalidades serão aplicadas em datas diversas. Os resultados serão divulgados de forma conjunta.

Outra mudança nesta edição é que os portões serão abertos às 11h30 (horário de Brasília), 30 minutos antes do previsto nos editais. Assim, o participante terá até 1 hora e 30 minutos para acessar o local de prova. A medida visa evitar aglomerações.

Veja o calendário oficial:
  • Prova impressa: 17 e 24 de janeiro de 2021.
  • Prova digital: 31 de janeiro e 7 de fevereiro de 2021.
  • Reaplicação das provas e Enem para Pessoas Privadas de Liberdade (PPL): 23 e 24 de fevereiro de 2021.
  • Resultados: 29 de março de 2021.
Confira os horários de aplicação:
  • Abertura dos portões: 11h30
  • Fechamento dos portões: 13h
  • Início das provas: 13h30
  • Término das provas 1º dia: 19h
  • Término das provas 2º dia: 18h30

Os locais de prova podem ser conferidos aqui. Mais informações na página do Inep.

Medidas sanitárias

Segundo o Inep, será proibida a entrada e a permanência nos locais de aplicação sem máscara de proteção. O participante que não utilizá-la cobrindo totalmente o nariz e a boca, desde sua entrada até sua saída do local de provas, ou recusar-se a respeitar os protocolos de proteção contra a Covid-19, será eliminado do exame.

O uso será obrigatório também para os aplicadores e acompanhantes de mães que estiverem amamentando. Só será permitida a retirada da máscara para trocá-la por outra e para a alimentação ou ingestão de líquidos.

Também devido à pandemia, pessoas consideradas de grupos de risco receberão tratamento diferenciado. De acordo com o Inep, estes participantes foram previamente identificados na base de inscritos e, assim, alocados nas salas especiais, com ocupação de até 25% da capacidade máxima.

0
Pessoas sintomáticas não poderão fazer a prova

Ainda conforme o Inep, alunos que apresentarem sintomas da Covid-19 ou de outras doenças infectocontagiosas, não poderão fazer as provas in loco. Nesses casos, a condição deverá ser comunicada, por meio da Página do Participante, antes da aplicação do exame.

São doenças infectocontagiosas para fins de solicitação de reaplicação do Enem impresso: coqueluche, difteria, doença invasiva por Haemophilus influenza, doença meningocócica e outras meningites, varíola, Influenza humana A e B, poliomielite por poliovírus selvagem, sarampo, rubéola, varicela e Covid-19.

Para a análise da possibilidade de reaplicação, o participante deverá inserir, no momento da solicitação, documento legível que comprove a doença. Na documentação, deve constar o nome completo do participante, o diagnóstico, o código correspondente à Classificação Internacional de Doença (CID 10), além da assinatura e da identificação do profissional competente, com o respectivo registro do Conselho Regional de Medicina (CRM), do Ministério da Saúde (RMS) ou de órgão competente, assim como a data do atendimento.

Os participantes que apresentarem sintomas na véspera ou no dia da prova deverão procurar o serviço de saúde para diagnóstico e informar sua condição por meio da Página do Participante e pela Central de Atendimento (0800 616161). A aprovação ou a reprovação da solicitação de reaplicação deverá ser consultada no site.

Possibilidade de adiamento

Nessa sexta-feira (15/1), o deputado distrital Fábio Felix (PSol) pediu à Justiça Federal que adie a realização do Enem em Brasília. A ação popular, com pedido liminar, foi apresentada ao Tribunal Regional Federal da 1ª Região.

Segundo o distrital, a realização das provas impressas em meio ao aumento de novos casos de Covid-19 no Brasil “viola frontalmente o princípio da moralidade administrativa, pois as medidas preventivas adotadas – tais como uso de máscaras e álcool em gel e antecipação do horário de abertura dos portões dos locais de prova – são insuficientes para mitigar o risco de aumento expressivo de contaminação imposta a estudantes, profissionais envolvidos na aplicação das provas e familiares”, destaca trecho da ação popular.

A Justiça Federal do DF deve analisar o pedido em caráter urgente. Nesta sexta-feira (15/1), Ministério Público Federal (MPF) entendeu haver segurança para a realização das provas.

Despacho assinado pela procuradora da República Melina Castro considerou satisfatórias as explicações do Ministério da Educação, do Inep e da Vigilância Sanitária acerca da proteção dos candidatos contra o novo coronavírus.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?