Inscreva-se no canal MetrópolesTV no YouTube
Na Mira

Travestis tocam o terror na Colmeia, ameaçam detentas e depredam cela

Quatro mulheres trans planejavam utilizar armas perfurantes improvisadas para acertar contas com outras detentas durante o banho de sol

10/02/2026 02:30
Material cedido ao Metrópoles
interior de cela

A rápida atuação de policiais penais da Penitenciária Feminina do Distrito Federal, conhecida como Colmeia, impediu um possível motim e evitou um confronto violento entre internas na manhã do último domingo (8/2). A ação resultou na apreensão de armas artesanais e na condução de quatro detentas a delegacia.

Veja:

De acordo com informações apuradas pela coluna, os policiais penais identificaram movimentações suspeitas durante procedimentos de rotina e decidiram intensificar a fiscalização nas celas. Durante a vistoria, foi descoberto que quatro mulheres trans planejavam utilizar objetos perfurantes improvisados para acertar contas com outras detentas durante o banho de sol.

Receba no seu email as notícias de Metrópoles DF

Frequência de envio: Diário

Ver todas as newsletters

Consideradas de alta periculosidade — algumas com histórico de crimes graves, como homicídio —, as internas teriam retirado pedaços de vigas de ferro da própria estrutura das celas para fabricar as armas.

Entre no canal de WhatsApp do Metrópoles

Armas improvisadas

A intervenção imediata das equipes conteve a rebelião iminente antes que qualquer agressão fosse registrada. “A ação rápida e técnica evitou um possível cenário de violência generalizada dentro da unidade”, informou a direção do presídio em nota.

Além das armas improvisadas, outros objetos com potencial ofensivo foram encontrados no interior da cela. Também foram registrados danos ao patrimônio público, possivelmente relacionados à retirada do material metálico usado na confecção dos artefatos.

As quatro envolvidas foram encaminhadas à 20ª Delegacia de Polícia (Gama), onde o caso foi registrado e segue sob investigação. Elas poderão responder por danos ao patrimônio, posse de objetos ilícitos no ambiente prisional e incitação à desordem.