metropoles.com

Suspeito de ajudar terrorista está foragido por tentar invadir a PF

Além de Alan Rodrigues, que teria contribuído com tentativa de atentado perto do aeroporto, polícia também procura por Ricardo Yukio Aoyama

atualizado

Compartilhar notícia

Matheus Veloso/Metrópoles
Alan Diego dos Santos Rodrigues, de 32 anos, foi identificado pela polícia civil do DF como o segundo suspeito de ter participado da tentativa de explosão - Metrópoles
1 de 1 Alan Diego dos Santos Rodrigues, de 32 anos, foi identificado pela polícia civil do DF como o segundo suspeito de ter participado da tentativa de explosão - Metrópoles - Foto: Matheus Veloso/Metrópoles

Alan Diego dos Santos Rodrigues, 32 anos, suspeito de participar da tentativa de atentado perto do Aeroporto de Brasília, no último sábado (24/12), também está entre os alvos da Operação Nero, deflagrada pela Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) junto á Polícia Federal (PF), na manhã desta quinta-feira (29/12).

O investigado teria tentado invadir a sede da PF durante os atos de vandalismo que espalharam terror no centro da capital do país, em 12 de dezembro. Alan Diego está foragido.

Além de Alan Rodrigues, a coluna Na Mira apurou que policiais também procuram por Ricardo Yukio Aoyama, 33 anos. Na casa dele, em Rondônia, a PF apreendeu uma pistola, quatro carregadores e diversas balas.

Até a última atualização desta reportagem, três pessoas haviam sido detidas na Operação: Klio Hirano, em Brasília; Átila Reginaldo Franco de Melo, em São Gonçalo (RJ); e Joel Pires Santana, em Rondônia.

Veja quem são os alvos divulgados até o momento:

0

Bomba

O nome de Alan Diego foi mencionado por George Washignton de Oliveira Sousa, preso pela tentativa de atentado. O empresário bolsonarista afirmou que o conhecido havia colaborado com a ação e que estaria acampado no QG do Exército.

No Instagram, Alan Diego compartilha registros de participações em manifestações contra o resultado das Eleições de 2022.

Veja fotos do suspeito:

0

Natural de Comodoro (MT), Alan Diego é manifestante da extrema direita. Nas redes sociais, declara-se bolsonarista, publica fotos com políticos e ostenta armas. Também foi candidato a vereador pelo Partido Social Democrático (PSD), em 2016.

Operação Nero

As equipes da PCDF e da PF cumprem 32 mandados de busca, apreensão e de prisão expedidos pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Além do DF, as ações ocorrem simultaneamente em Rondônia, São Paulo, Tocantins, no Ceará, Mato Grosso, Pará e no Rio de Janeiro.

0

As apurações contaram com métodos de inteligência policial, oitivas e análises de fotos e vídeos registrados no dia do ataque, em 12 de dezembro. Apesar das cenas de terror registradas no centro da capital federal, nenhum suspeito foi levado para a delegacia após os atos de vandalismo.

0

Os suspeitos podem responder pelos crimes de dano qualificado, incêndio majorado, associação criminosa, abolição violenta do Estado Democrático de Direito e golpe de Estado, cujas penas máximas somadas chegam a 34 anos de prisão.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?

Notificações