A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta terça-feira (14/3), a Operação Habeas Pater, para combater crimes de corrupção ativa e passiva. A PF faz buscas na Asa Norte, área nobre de Brasília, no escritório de Ravik de Barros Bello Ribeiro. Ele é filho do desembargador Cândido Ribeiro, do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1).
Ao todo, são cumpridos nove mandados de busca e apreensão em Brasília, sete em Belo Horizonte, em Minas Gerais, e um São Luís, no Maranhão.

Equipes apreenderam dinheiro em endereços ligados aos investigados

Operação Habeas Pater combate crimes de corrupção ativa e passivaDivulgação/DPF

O advogado Ravik de Barros Bello Ribeiro é filho de desembargador federalReprodução/redes sociais

Desembargador federal Cândido Artur Medeiros Ribeiro Filho atua no Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1)Reprodução/TRF1

Mandados de busca e apreensão partiram do Superior Tribunal de Justiça (STJ)Mirelle Pinheiro/Metrópoles

Buscas em escritório de advogado investigado na Operação Habeas Pater, na Asa NorteBreno Esaki/Metrópoles
Os mandados foram expedidos pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ). O advogado e o desembargador são suspeitos de venda de sentenças para traficantes. Caso pai e filho venham a responder pelos crimes poderão ser condenados a até 12 anos de prisão.
Em 2018, Ravik foi alvo da operação Operação Abscôndito II. Na ocasião, mandados de busca foram cumpridos no Distrito Federal, São Luís, Imperatriz e Goiânia. No relatório, a PF apontou que um dos investigados teria dilapidado seu patrimônio e transferido os bens para o advogado Ravik, visando impedir que fosse decretada a perda de tais bens, violando, assim, medidas cautelares impostas pela Justiça.

Equipes cumprem nove mandados de busca e apreensão em Brasília, sete em Belo Horizonte e um em São LuísBreno Esaki/Metrópoles

Investigados são suspeitos de vender sentenças para traficantesBreno Esaki/Metrópoles

Caso pai e filho respondam pelos crimes, podem ser condenados a até 12 anos de prisãoBreno Esaki/Metrópoles

Buscas em edifício onde fica escritório de advocacia, na Asa NorteBreno Esaki/Metrópoles

Breno Esaki/Metrópoles
No mesmo ano, Ravik foi investigado suspeito de obstrução de Justiça no âmbito da Operação Sermão aos Peixes, que apurou um esquema de desvio de recursos federais destinados a saúde do estado do Maranhão durante a gestão da ex-governadora Roseana Sarney (MDB).
A Justiça Federal do Maranhão decretou o sequestro e a indisponibilidade de 10 imóveis do advogado.
Outro lado
A reportagem tentou contato com o escritório de Ravik de Barros Bello Ribeiro, que informou que não ira se manifestar. O espaço segue aberto.