metropoles.com

“Fantasma”: PF prende criminoso que planejava roubar carregamento de ouro

Investigado pretendia cometer roubos no Pará, com uso de armamento pesado, e estabelecer no estado nova rota de envio de cocaína ao exterior

atualizado

Compartilhar notícia

PF/Divulgação
Polícia Federal no aeroporto de São Paulo atos antidemocráticos
1 de 1 Polícia Federal no aeroporto de São Paulo atos antidemocráticos - Foto: PF/Divulgação

A Polícia Federal (PF) cumpriu, nesta quinta-feira (8/6), mandados de prisão expedidos contra Osmar Martins de Araújo, na cidade de Novo Progresso (PA). Mais conhecido como Fantasma, o investigado estava foragido da Justiça por integrar grupos especializados na prática de crimes contra o patrimônio, na modalidade “domínio de cidades”.

A partir de colaboração de diversas unidades da PF, as equipes verificaram que o alvo estaria no município paraense. Ainda segundo os dados compartilhados, Osmar pretendia roubar valores — possivelmente ouro — transportados em aeronaves. A informação demandou apoio das unidades da Polícia Federal no Pará, para levantamentos de campo e obtenção da localização exata do criminoso, bem como de possíveis comparsas.

O trabalho feito pela PF no Pará, por meio da delegacia de Santarém, teve apoio de unidades em Minas Gerais. Fantasma estava no estado da região Norte para cometer roubos com armamento pesado, segundo as investigações, e estabelecer uma nova rota de envio de cocaína para o exterior.

Contra Osmar, os agentes cumpriram três mandados de prisão expedidos pela 1ª Vara Federal de Campinas (SP): um de prisão preventiva, por integrar organização criminosa e traficar drogas; outro de prisão temporária, por lavagem de ativos; e um de prisão condenatória, pelos crimes de organização criminosa transnacional, além de tráfico internacional de entorpecentes. A pena pode chegar a 24 anos e oito meses de prisão em regime fechado.

Compartilhar notícia