Hackers invadem sites do GDF e exibem artigo com crítica a Lula
Sites do Procon-DF e da Jucis-DF registraram ataques neste domingo. Mensagem de crítica a Lula trata sobre suspensão ao Discord no Brasil

Os sites do Programa de Proteção e Defesa do Consumidor do DF (Procon-DF) e da Junta Comercial, Industrial e Serviços do DF (Jucis-DF) registraram invasões cibernéticas neste domingo (30/8). Algumas das mensagens deixadas pelos hackers continham críticas ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
No site do Procon-DF, os hackers utilizaram o print de um artigo de opinião da página É o Mundo onde o autor critica o governo Lula após parte dos serviços do Discord serem suspensos no país — o post reúne uma foto de 2018 que mostram presidiários usando celular dentro de um presídio em São Vicente (SP) com o título “Governo Lula quer tirar o Discord do ar enquanto celulares continuam circulando nos presídios”. Abaixo do print, os invasores deixaram a mensagem: “Caiu na ownada do Ind3xZer0”.
No site da Jucis-DF, o grupo publicou o desenho de um pinguim navegando em um computador e a mensagem “Caiu na ownada do Ind3xZer0”, tal qual na página inicial do Procon-DF.
Em ambos ataques, os autores divulgaram o @ de um perfil que seria do grupo, acompanhado de uma hashtag e da frase “Brazilian Security Team”.
Entre no canal de WhatsApp do MetrópolesConfira:
Devido ao período eleitoral, os sites estão funcionando com restrições desde julho deste ano e as redes sociais de comunicação ficarão suspensas até outubro. Estão disponíveis apenas conteúdos essenciais à prestação de serviços ao público, como avisos sobre acesso a serviços.

Receba no seu email as notícias de Metrópoles DF
Frequência de envio: Diário
Ver todasA expressão “ownada”, derivada da língua inglesa, é uma gíria do mundo dos jogos e da segurança digital. Significa ser derrotado, superado, desmascarado ou hackeado de maneira humilhante.
Fora do escopo do Distrito Federal e do serviço público, o site oficial da Associação dos Produtores de Uva e Vinho de Minas Gerais (UVA-MG) também sofreu uma invasão recente endereçada ao mesmo grupo identificado como Ind3xzero.
O Metrópoles procurou o Governo do Distrito Federal (GDF) e as assessorias de comunicação dos órgãos cujos sites foram invadidos. A reportagem aguarda retorno.







