
Na MiraColunas

Garimpo ilegal na Amazônia: PF destrói máquinas usadas na mineração. Veja vídeo
Garimpo ilegal no Parque Nacional do Mapinguari (RO) foi alvo de operação há 2 meses, quando R$ 7 milhões em equipamentos foram apreendidos
atualizado
Compartilhar notícia

A Polícia Federal (PF), junto com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), desativou três frentes de garimpo ilegal na região amazônica e destruiu maquinários utilizados no crime ambiental, dentro do Parque Nacional Mapinguari, em Guajará-Mirim (RO). A Operação Caraíba foi deflagrada nesta quinta-feira (14/5).
Durante a operação, a PF destruiu três escavadeiras hidráulicas utilizadas na atividade irregular. Ninguém foi preso.
A destruição de equipamentos utilizados em crimes ambientais é autorizada pela Lei de Crimes ambientais, regulamentada pelo Decreto nº 6.514/08 quando a medida for necessária para evitar uso e aproveitamento indevidos, nas situações em que o transporte e a guarda forem inviáveis.
Entre fevereiro e março deste ano, uma operação semelhante foi realizada no mesmo local com o objetivo de desativar garimpos ilegais de ouro e cassiterita no Parque. Na ocasião, foram apreendidos bens avaliados em R$ 7 milhões.
- Foram confiscadas oito escavadeiras hidráulicas “PC”
- Um trator de esteira
- Três quadriciclos
- 24 maquinários de pequeno e médio porte empregados na mineração ilegal
- 223 gramas de mercúrio
- 36 mil litros de combustível
- seis armas de fogo de diferentes calibres
- Munições de calibre 9 mm
- Duas antenas Starlink utilizadas pelos infratores
Parque Nacional do Mapinguari
O Parque Nacional do Mapinguari fica localizado entre Rondônia e o estado do Amazonas e tem 1.776.914,18 hectares, sendo parte dessa área dentro dos limites de Porto Velho.
O nome do parque faz referência a uma figura do folclore amazônico que protege a floresta.
