Na Mira

“Em Brasília só tem branco”: moradora do DF é presa por racismo na BA. Veja vídeo

Durante a condução para a delegacia, a mulher ainda tentou se justificar: “Meu avô era preto, como eu posso ser racista?”

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Reprodução / @alojuca
moradora do DF é preso acusada de racismo
1 de 1 moradora do DF é preso acusada de racismo - Foto: Reprodução / @alojuca

Uma mulher de 74 anos, moradora do Distrito Federal, foi presa nesta terça-feira (21/4), em Salvador (BA), sob suspeita de racismo. De acordo com a Polícia Militar, ela estava na região da orla entre os bairros Rio Vermelho e Ondina quando teria ofendido outra pessoa: “É que em Brasília só tem branco e não tem ninguém armado desse jeito”.

Veja o vídeo: 

Uma guarnição da 12ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) foi acionada e conduziu a mulher à delegacia. Após a detenção, vídeos começaram a circular nas redes sociais.

No material divulgado pela página Alô Juca, a mulher aparece supostamente resistindo à abordagem policial. Nas imagens, ela afirma: “Me pegaram na praia. Eu sou uma senhora de Brasília. É que em Brasília só tem branco e não tem ninguém armado desse jeito”.

“Meu avô também era preto, como eu posso ser racista?”

Ainda nas gravações, é possível ver o momento em que a mulher age com certa agressividade contra um dos policiais enquanto tenta se soltar. Em outro trecho, ela declara: “Eu sou uma velhinha de 74 anos. Larga o meu braço. Em Brasília nunca aconteceria isso. Meu avô também era preto, como eu posso ser racista?”.

Ao chegar à Central de Flagrantes, no bairro dos Barris, a turista passou a se defender alegando ser apenas uma senhora e fez comparações entre Salvador e Brasília. Ela também afirmou que a filha dela trabalha em uma grande instituição financeira.

A coluna Na Mira entrou em contato com a Polícia Militar da Bahia (PMBA) e aguarda retorno. A defesa da mulher não foi localizada até o momento. O espaço permanece aberto para manifestações.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?