Na Mira

Dez chefões do CV e outras facções serão transferidos para presídios federais

Desde 2023, o governo do Rio já transferiu 34 presos de alta periculosidade para presídios federais. Só em 2023, foram 20 transferências

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Reprodução
Comando Vermelho
1 de 1 Comando Vermelho - Foto: Reprodução

Pelo menos 10 chefões do Comando Vermelho (CV) e de outras facções deverão deixar os penitenciárias do Rio de Janeiro e seguir para cada um dos cinco presídios federais espalhados pelo país. A informação foi confirmada pelo governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro. O chefe do executivo carioca garantiu a transferência imediata após reunião, nesta quarta-feira (5/2), com o ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski.

O pedido de Castro teve como base relatórios de inteligência que identificaram a atuação ativa dessas lideranças criminosas na instabilidade da segurança pública no estado. As transferências têm o objetivo de evitar novas associações e articulações para a prática de crimes.

Desde 2023, o governo do Rio transferiu 34 presos de alta periculosidade para presídios federais. Só em 2023, foram 20 transferências e o governo carioca fez uma megaoperação que removeu, de uma só vez, 16 lideranças criminosas para outras unidades.

“Com a transferência de lideranças de milícias e de facções para presídios em outros estados, conseguimos interromper uma cadeia de comando que eles continuam exercendo mesmo estando presos. A cooperação entre a União e os Estados é essencial para o fortalecimento da segurança pública e para enfrentarmos com firmeza o crime organizado. Não haverá trégua para criminosos que tentam desafiar o Estado. Não mediremos esforços para proteger a população e enfraquecer as organizações criminosas no Rio de Janeiro”, declarou o governador Cláudio Castro.

 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?