metropoles.com

Bando fraudava documentos de funcionários de escola para empréstimos

Quadrilha fabricou documentos falsos de colaboradores de uma escola particular do DF para abrir contas e outras movimentações financeiras

atualizado

Compartilhar notícia

Rafaela Felicciano/Metrópoles
foto-pcdf-operacao-looping
1 de 1 foto-pcdf-operacao-looping - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

A Coordenação de Repressão aos Crimes Contra o Consumidor, a Ordem Tributária e a Fraudes (Corf), unidade da Polícia Civil do DF, deflagrou a operação Data Leak, nesta quinta-feira (30/6), para desarticular uma quadrilha especializada em fabricar documentos falsos de funcionários de uma escola particular de Brasília e, com eles, abrir contas bancárias, pedir empréstimos e fazer movimentações financeiras.

As investigações tiveram início em março de 2021, quando a escola comunicou à PCDF que sete de seus colaboradores tiveram documentos pessoais —contracheques e cartas de apresentação — utilizados indevidamente em instituições financeiras.

De acordo com a especializada, um ex-funcionário da escola é suspeito de ser o mentor da prática delituosa. Foram realizadas buscas nos endereços dos envolvidos em Samambaia, Guará e São Sebastião. Dois dos acusados já são investigados por uso de documento falso e estelionato e estão em liberdade provisória.

“O prejuízo para as pessoas que tiveram os dados clonados em bancos está calculado em mais de R$ 70 mil. Os investigados responderão pelos crimes de estelionato e associação criminosa, com penas previstas de um a cinco anos de reclusão”, destaca o delegado Wisllei Salomão, coordenador da Corf.

Quer ficar ligado em tudo o que rola no quadradinho? Siga o perfil do Metrópoles DF no Instagram.

Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre o Distrito Federal por meio do WhatsApp do Metrópoles-DF: (61) 9119-8884.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?