metropoles.com

Na Hora do Riacho Fundo I emite, em média, 380 passaportes por dia

Segundo o Governo do DF, é o maior centro de distribuição do departamento da PF em todo o Brasil em tamanho e em capacidade de atendimento.

atualizado

Compartilhar notícia

Renato Araújo/Agência Brasília
passaporte na hora
1 de 1 passaporte na hora - Foto: Renato Araújo/Agência Brasília

Nos dois primeiros meses deste ano, a Polícia Federal no Na Hora do Riacho Fundo I emitiu 6.745 passaportes. É o maior centro de distribuição do departamento da PF em todo o Brasil em tamanho e em capacidade de atendimento.

Com média de 380 emissões diárias do documento, mas com capacidade para expedir 700, o local pode fazer pelo menos 1,5 mil atendimentos por dia, segundo a Subsecretaria de Atendimento Imediato ao Cidadão, da Secretaria de Justiça e Cidadania.

Nos 11 guichês exclusivos para o requerimento, 25 servidores da Polícia Federal alternam-se em dois turnos de serviço. A duração média é de dez minutos para cada atendimento, e a entrega é em seis dias úteis no próprio posto.

A oferta do novo serviço, em dezembro de 2015, não teve impacto nos cofres públicos, pois os recursos para a ampliação física do espaço de 68,25 para 286,9 metros quadrados vieram de parceria com o centro comercial onde o Na Hora funciona. Antes de dezembro, a emissão era oferecida pelo Na Hora de Taguatinga.

Formulário on-line
Para solicitar um passaporte, é necessário preencher o formulário no site do Departamento de Polícia Federal e emitir a Guia de Recolhimento da União, com taxa no valor de R$ 257,25.

O interessado deve comparecer ao posto com a documentação, a guia paga e o protocolo do pedido. Não há agendAgência Brasiliaamento, e a fotografia é feita na hora.

O posto também presta o serviço de registro de estrangeiros —, equivalente à carteira de identidade — admitido nas condições temporária, permanente, para asilados ou refugiados.

Números
Segundo dados da PF, são emitidos quase 2 mil passaportes por semana no Distrito Federal. O Na Hora da Rodoviária do Plano Piloto registrou 4.090 passaportes nos dois primeiros meses de 2016. A unidade da Polícia Federal no Aeroporto Internacional de Brasília Juscelino Kubitschek continua com agendamento exclusivo para casos específicos, como passaporte de emergência e atendimento a estrangeiros.

Proteção
Em julho do ano passado, o documento brasileiro passou a ter validade de dez anos e recebeu itens de segurança. Alguns exemplos são o chip com dados do cidadão e o mapa do Brasil impresso na contracapa e visível somente por exposição à radiação ultravioleta.

Outra medida é a proteção das informações biométricas por um protocolo usado por órgãos federais de segurança. Ele permite o acesso mediante conhecimento de uma certificação digital específica.

Em 2015, os brasileiros requisitaram 2.280.561 passaportes, cerca de 190 mil por mês. Em 2014, foram expedidos 2.280.507.

Na Hora do Riacho Fundo I
No Shopping Riacho Mall, 2º andar, QN 7, Área Especial 1
De segunda a sexta-feira, das 7h30 às 19h, e distribuição de senhas até as 18h30. No sábado, das 7h30 às 13h, com senhas até as 12h30.

 

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?