Mulheres protestam contra machismo, racismo e Lgbtfobia na Esplanada

Manifestantes marcharam do Museu da República até o Congresso Nacional. Partidos, organizações e sindicatos puxaram a manifestação

atualizado 08/03/2022 22:51

Em manifestação contra o machismo, racismo e lgbtfobia na Esplanada, em Brasília, mulheres e homens caminham com cartazes pela avenida no anoitecer - Metrópoles Igo Estrela/Metrópoles

Partidos políticos, organizações da sociedade civil e movimentos feministas e sindicais aproveitaram o Dia Internacional da Mulher, nesta terça-feira (8/3), para protestar na Esplanada dos Ministérios contra o machismo, o racismo e a Lgbtfobia. Os manifestantes se juntaram em frente ao Museu Nacional, a partir das 17h, e, depois, marcharam até a Câmara dos Deputados.

Entre as entidades que convocaram o ato está o Movimento Sem Terra do DF (MST-DF), o Movimento Março por Marielle, o diretório regional do Partido Socialismo e Liberdade (PSol-DF) e a Central Única dos Trabalhadores (CUT).

Veja fotos dos atos nesta terça-feira: 

Publicidade do parceiro Metrópoles 1
Publicidade do parceiro Metrópoles 2
0

 

“Sempre gritaremos para a sociedade que somos marielles, porque temos que nos fazer presentes nas entranhas sociais, econômicas e políticas”, convocou a psicanalista, fotógrafa e professora antirracista Mariana Almada, do Movimento Março por Marielle.

O Movimento Março por Marielle pede o esclarecimento do assassinato da vereadora do Rio de Janeiro Marielle Franco, morta a tiros em 18 de março de 2018 junto com o motorista Anderson Gomes. Outras manifestantes portavam faixas condenando a violência contra as mulheres, a favor da vida e contra o governo Bolsonaro.

“Estamos aqui na Esplanada dos Ministérios para dar o recado àquela casa [Congresso Nacional] de que a vida das mulheres importam. O protagonismo é das mulheres, mas a luta por igualdade é de todas as pessoas”, disse a secretária da trabalhadora da CUT-DF, Taísa Magalhães.

Veja mais fotos:

Publicidade do parceiro Metrópoles 1
Publicidade do parceiro Metrópoles 2
0

Quer ficar ligado em tudo o que rola no quadradinho? Siga o perfil do Metrópoles DF no Instagram.

Mais lidas
Últimas notícias