metropoles.com

MPDFT se manifesta favorável à gestão do Icipe no Hospital da Criança

A procuradora Ruth Torrents pede a suspensão da sentença que proibiu o instituto de contratar com o poder público por três anos

atualizado

Compartilhar notícia

JP Rodrigues/Metrópoles
Hospital da Criança 1
1 de 1 Hospital da Criança 1 - Foto: JP Rodrigues/Metrópoles

O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) deu parecer favorável ao pedido do Instituto do Câncer Infantil e Medicina Especializada (Icipe) para suspender a sentença que o proibiu de contratar com o poder público por três anos. A vedação impediria a continuidade da gestão do Icipe à frente do Hospital da Criança de Brasília José Alencar (HCB).

Na manifestação, remetida ao Judiciário em 1º de junho, a procuradora de Justiça do MPDFT Ruth Torrents considerou que o instituto e o Governo do Distrito Federal, agentes da ação de improbidade administrativa, têm trabalhado para regularizar as pendências apontadas no processo e para cumprir questões legais do contrato.

“Importante mencionar que essas atitudes vêm sendo tomadas independentemente do ajuizamento da ação de improbidade pendente de recurso de apelação”, disse a procuradora no documento.

Conforme Ruth Torrents ainda destacou, o efeito suspensivo se justifica devido à consideração de que a ação de improbidade administrativa se refere a um contrato de gestão finalizado. O Icipe já se submeteu a um novo procedimento para requalificação, uma das exigências do processo.

“[Isso] possibilitou a celebração de novo contrato de gestão para continuar administrando – com excelência, vale frisar – o Hospital da Criança de Brasília”, ressaltou a procuradora.

Requisitos
Para Ruth Torrents, o Icipe e o DF se mobilizam a fim de atender aos cinco requisitos impostos para a regularização da gestão do HCB.

São eles: novo procedimento administrativo para qualificar o Icipe como organização social; compromisso formal de realizar contratação de pessoal mediante concorrência ampla e critérios objetivos de seleção; divulgação do programa de trabalho já desenvolvido e de um futuro; compromisso do Distrito Federal de fiscalizar periodicamente as atividades do Icipe; e realizar chamada pública com grande divulgação das condições propostas para o contrato de gestão.

A ação agora será analisada pela 6ª Turma Cível do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT). (Com informações da Secretaria de Saúde do DF)

Compartilhar notícia

Todos os direitos reservados

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?